Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo

O projeto de revitalização do CCR - Centro Cultural e Recreativo do Esporte Clube Pinheiros resultou de um concurso fechado de estudos preliminares de arquitetura, promovido pelo clube em abril de 2017. O concurso contou com a participação de cinco escritórios convidados – Andrade Morettin Arquitetos Associados, Biselli Katchborian Arquitetos, SIAA, MMBB Arquitetos e Paulo Bruna Arquitetos Associados –, pediu aos concorrentes que apresentassem suas ideias para:

  • a revitalização do CCR, que deveria ter suas áreas renovadas e o auditório atual transformado num teatro completo, além de ser ampliado de 5.000 m² para 9.000 m² a fim de concentrar todas as instalações culturais do clube; e
  • a construção de um novo edifício, o CBS - Centro de Beleza e Saúde, junto ao centro do tênis, com cerca de 5.000 m² de área prevista, que deveria abrigar grosso modo os vestiários e a administração desse setor do clube, as saunas, um centro médico e de fisioterapia, barbearia e salão de beleza, além de café e restaurante.

Os escritórios Biselli Katchborian Arquitetos, juntamente com Zanatta Figueiredo, venceram o para o Centro de Tênis e Bem Estar. Conheça o projeto a seguir:

Premissas do Centro de Tênis e Bem-Estar

O objeto do concurso realizado pelo Esporte clube pinheiros para o novo prédio de requalificação do espaço do tênis e expansão do complexo de saunas / bem estar deveria ter expressividade arquitetônica digna da tradição do Clube Pinheiros e compatível com equipamento similares de eventos tenísticos esportivos internacionais.

Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo - Viga
Cortesia de Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo

Com a densa vegetação e paisagismo característicos do interior do clube, apropriar-se de sua ambiência foi o que ditou a implantação do prédio e os materiais escolhidos para suas envoltórias. Integrar de maneira visual e sensorial o verde natural dos taludes e copa das árvores com os ambientes internos, respeitando suas devidas privacidades. Um grande átrio aberto no hall de circulação do edifício, além de preservar as espécies nativas de árvores, integra visualmente todos os pavimentos.

A Implantação também permite o contínuo uso do complexo de saunas atual até que seus respectivos espaços esteja pronto no novo prédio, para então a demolição e construção do centro de saúde e fisioterapia do clube.

Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo - Imagem 8 de 16
Cortesia de Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo

Tomando partido dos níveis da topografia natural do terreno, a implantação de níveis promove fluidez para os diversos usos inseridos no prédio, otimizando a setorização de cada área e criando espaços democráticos e acessíveis a todos os associados, com abundante iluminação e aeração naturais.

Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo - Imagem 2 de 16
Cortesia de Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo
Corte Longitudinal

A nova lanchonete do tênis, com acesso em nível por rampas e escadas em um térreo superior, funciona como uma grande praça de convergência de usos e eventos, integrando e democratizando nobre espaço com vista e interação para dois elementos importantes do clube, o lago e a insubstituível Jaqueira do tênis.

O prédio novo, além de expandir e requalificar as quadras existentes, vem somar ao complexo de quadras do tênis, trazendo instalações condizentes com o tamanho que o esporte tem no clube.

Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo - Fachada
Cortesia de Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo
  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Mario Biselli, Artur Katchborian, Vitor Zanatta, Vinícius Figueiredo e Henrique Zulian
  • Arquiteto Responsável

    Mario Biselli
  • Colaboradores Arquitetura

    Breno Quaiote e Chayene Cardoso
  • Engenharia Estrutural

    SP Project
  • Instalações

    Greenwatt
  • Maquete Física

    Practica Maquetes
  • Renderizações

    Henrique Zulian
  • Área

    8500.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Courtesy of Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Centro de Tênis e Bem Estar do Esporte Clube Pinheiros, por Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo" 26 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898967/centro-de-tenis-e-bem-estar-do-esporte-clube-pinheiros-por-biselli-katchborian-arquitetos-e-zanatta-figueiredo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.