A química do azul Kahlo

A química do azul Kahlo - Mais Imagens+ 12

Antes das obras monocromáticas de Yves Klein, que usavam como tema central o International Klein Blue (IKB), na Cidade do México já existia o azul Kahlo.

Cortesía de Danae Santibáñez

O Museu Frida Kahlo, mais conhecido como Casa Azul, se localiza no centro da Cidade do México, no bairro Coyoacán. A casa foi adquirida pelos Kahlo em 1905, quando a construção, então de cor branca, era um exemplar da tipologia colonial: com pátio central cercado por dormitórios e outros cômodos e fachada contínua com o limite da rua.

Cortesía de Danae Santibáñez

Felizmente, a composição da matéria passa por transformações. Frida usaria sua casa de infância, agora casada, como residência e estúdio artístico, realizando mudanças e ampliações no edifício original. Dentre estas, na minha opinião, a mais importante, e quase uma obra de arte em si mesma, foi pintar a casa com um azul intenso.

Cortesía de Danae Santibáñez

A intervenção de Frida mudou as propriedades da casa para sempre, por duas razões: a primeira é a simbiose cultural que se produz entre a arquitetura colonial e os povos originários do México por meio do uso da cor. A segunda refere-se à experiência de habitar a casa como visitante.

Pirámide del Patio. Image Cortesía de Danae Santibáñez

O poeta Carlos Pellicer a descreve: “A casa, pintada de azul por dentro e por fora, parece abrigar um pouco do céu."

Azul Kahlo. Image Cortesía de Danae Santibáñez

Um pouco como o céu espiritual, a Casa Azul contempla a sensação de transcendência. Ao cruzar a porta de entrada, as condições atmosféricas mudam e adentra-se outro clima. A folhagem alta no jardim, cultivada com espécies escolhidas pela própria Frida (agaves, nopais, mandioca, entre outras) desenham sombras nas paredes azuis, gerando um micro-ambiente de luz filtrada, úmido e rústico.

Cortesía de Danae Santibáñez

O piso avermelhado contrasta com naturalidade orgânica com as peças arqueológicas pré-hispânicas alojadas na pirâmide de três níveis localizada na última extensão do pátio.

Cortesía de Danae Santibáñez
Pirámide del Patio. Image Cortesía de Danae Santibáñez

Mais do que o espaço que contempla as obras pictóricas de Frida Kahlo, a Casa Azul é um agente reativo no processo criativo de sua proprietária e, agora, na trajetória de seus visitantes.
A visita ao Museu Frida Kahlo foi possível, nesta ocasião, graças à coordenação de CDMX World Design Capital 2018.

Arte prehispánico. Image Cortesía de Danae Santibáñez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santibañez, Danae. "A química do azul Kahlo" [La química del azul Kahlo] 12 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898005/a-quimica-do-azul-kahlo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.