7° Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana

O Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana (EICCMU) está promovendo a sua 7ª edição, reiterando os atravessamentos das diferentes abordagens acerca do urbanismo, sendo realizado com o apoio da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e PROGRAU (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) desde sua primeira edição. Acontece entre os dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS) da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento é organizado pelo PROGRAU, Laboratório de Urbanismo (LabUrb), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A temática dessa edição é: MULHERES E LUGARES URBANOS. Considerando a formação das cidades e da lógica urbanística prioritariamente capitalista, patriarcal e colonialista, o 7 EICCMU fomenta discussões que rompam com tal norma. Sendo assim, propõe a visibilidade das mulheres, tanto na formação de conhecimento sobre teorias e práticas urbanas, quanto nas suas vivências com a cidade.

O 7 EICCMU tem como objetivo geral: conhecer as manifestações urbanas encontradas na cidade da contemporaneidade, a partir das mulheres, seus olhares e vivências, reconhecendo o encontro entre saberes acadêmicos e populares. Como objetivos específicos enfatizamos: divulgar e auxiliar as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da FAUrb/UFPel, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAUrb/UFPel), Linha de Pesquisa Urbanismo Contemporâneo, referentes a temática do encontro; realizar a interação entre os diversos grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, participantes do evento; compreender por meio de oficinas, novas metodologias aplicáveis às cidades e silenciados na contemporaneidade.

Destacando-se as seguintes contribuições para a sociedade: a) avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas - com os resultados obtidos no evento será possível aproximar e levar em consideração nas pesquisas tradicionais do campo do planejamento urbano e regional, dados que até então não eram computados, como: as ocasionalidades, os usos informais, as culturas e sociedades menores, a MULHER, entre outros; b) produção local de metodologia e tecnologia: será sistematizada durante o processo de oficinas uma ação metodológica “nova”, que aliada a outras que já fazem parte do repertório dos estudos de planejamento urbano e regional, possibilitará sua reprodução por órgãos públicos e outros centros de pesquisa e; c) produção de conhecimento sobre a cidade e a MULHER: a partir da relação do encontro com outros centros de pesquisa, a investigação trará avanços para o campo das ecologias urbanas que se ocupam das problemáticas da superurbanização e do ambiente em geral.

Serão aceitos artigos (português e espanhol), sobre a temática do evento e assuntos gerais, para serem apresentados nas seguintes Sessões Temáticas: 1. Morfologia Urbana: estudos sobre a forma, estruturas e transformações da cidade; 2. Cartografia Urbana: leituras sensíveis da experiência, intervenção e apropriação da cidade; 3. Teoria Urbana: estudos críticos e históricos sobre o desenvolvimento e planejamento urbano e regional e; 4. MULHER e cidade: perspectiva e lugar de fala sob a vivência da mulher na contemporaneidade, encontros e debates a partir de suas experiências profissionais e pessoais nos processos de sentidos, manutenção e formação das cidades latino-americanas.

É importante destacar que o evento acolhe a multiplicidade dos trabalhos nos distintos conteúdos urbanos, não estando necessariamente interligada ao tema anual.

INSCRIÇÕES
https://www.even3.com.br/7eiccmu

Mais informações sobre o evento em:
https://www.facebook.com/7EICCMU/ e https://wp.ufpel.edu.br/eiccmu/
CALENDÁRIO
Divulgação da programação: até 20 de julho de 2018
Submissão de artigos: até 07 de outubro de 2018
Resultado da submissão e envio das cartas de aceite: até 14 de outubro de 2018
Inscrições de ouvintes e participantes em oficinas: até 31 de setembro de 2018
Realização do evento: de 07 à 09 de novembro de 2018
Envio dos certificados de participação e apresentação: até 10 de dezembro de 2018
Publicação de anais: até 25 de janeiro de 2019

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "7° Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana " 28 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897245/7-degrees-encontro-internacional-cidade-contemporaneidade-e-morfologia-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.