O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis

Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis

  • 10:30 - 25 Junho, 2018
Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis
Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis, Evento tem por objetivo redigir a "Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito  à Cidade"
Evento tem por objetivo redigir a "Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito à Cidade"

Renomados arquitetos e urbanistas brasileiros, entre eles Paulo Mendes da Rocha, estarão reunidos por dois dias em São Paulo, no início de julho, em diálogo com cerca de outros 300 profissionais, para elaborarem a “Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito à Cidade”, pauta antiga e permanente da categoria desde o I Congresso Brasileiro de Arquitetos, organizado pelo IAB em 1945, marco da definição da função social como prioridade na atividade.

O “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis” será realizado nos dias 3 e 4 de julho na sede do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), na rua Bento Freitas, 306. A iniciativa é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do CAU/SP. Entre os demais palestrantes estão os arquitetos e urbanistas Ermínia Maricato, Demetre Anastassakis, Bete França, Cândido Malta Campos, Nabil Bonduki, Fabiana Izaga, Gilson Paranhos e Raquel Rolnik, além da geógrafa Maria Adélia Maria Adélia de Souza e do Jeroen Klink

Haverá transmissão online pelo site www.caubr.gov.br, onde podem ser feitas também as inscrições para participação presencial.

O Seminário dará continuidade às discussões do ciclo de “Seminários Nacionais de Política Urbana e Ambiental” iniciado pelo CAU/BR em 2016, que culminaram na elaboração de três documentos: a “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” (2016) , a “Carta Compromisso sobre a Nova Agenda Urbana”, enviada à Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III e a “Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade”, dirigida aos gestores municipais recém-empossados em 2017.

De igual forma o evento remonta ao “Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana” promovido pelo IAB, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, em 1963, precursor de uma Agenda Urbana para as Cidades. Como desdobramento, o IAB-RJ, lançou “O IAB e a Política Habitacional”, em 1976, construído com vários setores da sociedade, uma discussão feita nos tempos difíceis da Ditadura, além de liderar o “Seminário de Reformulação do Sistema Financeiro da Habitação”, nos anos de 1984 e 1985. Também em 1976, o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (SAERGS) criou a Assistência Técnica à Moradia Econômica, Programa ATME. No final da década de 1980, a força política dos arquitetos e urbanistas, junto a outros profissionais e dos movimentos sociais, possibilitou a introdução um capítulo sobre a Política Urbana na Constituição de 1988, incluindo o conceito da função social da propriedade urbana.

Após mais de 10 anos de luta, nova vitória é alcançada com o Estatuto das Cidades, em 2001, seguindo-se a criação do Ministério das Cidades, em 2003, a Lei da Assistência Técnica, em 2008 e o Estatuto da Metrópoles em 2015. Em 2010, foi criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, sonho de muitos e luta de todas as entidades nacionais do setor. Com o agravamento das condições da habitação e qualidade de vida de nossas cidades, chegamos ao final da segunda década do século XXI com novos desafios a serem discutidos no “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis” em sete mesas redondas.

O Seminário é aberto ao público, pois as entidades defendem uma maior participação e controle da Sociedade nas decisões e gestão da política urbana do país. Nessa perspectiva, o evento será mais um momento para a sociedade, os profissionais e nossas entidades se manifestarem assertivamente pela reconstrução do Conselho Nacional das Cidades, espaço democrático onde o poder era compartilhado entre representantes do governo federal, de movimentos sociais e entidades de classe e acadêmicas. Criado em 2007, o Conselho foi praticamente extinto em 2017 com a transferência de suas atribuições para o Ministério das Cidades.

O evento conta com o apoio institucional da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo (AsBEA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

PROGRAMAÇÃO

Data: 3 (das 15h às 21h) e 4 de julho (das 9h às 21h) de 2018
Local: IAB/SP – Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque – São Paulo

03/07/18, terça-feira

ABERTURA – 14h30 às 16h00 - Fabiano Melo (Vice-Presidente IAB), Luciana Royer (Vice-Presidente IAB/SP), Nadia Somekh (IAB/DN e CAU/BR), Luciano Guimarães (Presidente CAU/BR), Wilson de Andrade (CAU/BR), José Roberto Geraldine Junior (Presidente CAU/SP) e Nabil Bonduki (CAU-SP)

MESA 1 – O CONTEXTO INTERNACIONAL, NACIONAL E OS DESAFIOS PARA AS CIDADES BRASILEIRAS
16h00 às 18h00 - Erminia Maricato (FAUUSP), Paulo Mendes da Rocha (IAB), Bete França (FAAP), com mediação de Luiz Antônio de Souza (IAB)

MESA 02 – ESTRUTURAÇÃO URBANA: HABITAÇÃO SOCIAL, MOBILIDADE E USO DO SOLO - 19h00 às 21h00 - Demetre Anastassakis (IAB-RJ), Raquel Rolnik (USP), Gilson Paranhos (CODHAB) e Fernando Assad (Programa Vivenda), com mediação de Luciana Royer (USP e IAB/SP)

04/07/18, quarta-feira

MESA 03 – TERRITÓRIOS METROPOLITANOS E PRODUTIVOS - 9h00 às 11h00 - Jeroen Klink (UFABC), Graciete Costa (UFRR), Fernando Mello Franco (CAU/SP) e Candido Malta Campos (USP), com mediação de Fabiana Izaga (IAB/RJ)

MESA 04 – COMPLEXOS TERRITORIAIS - 11h30 às 13h30 - Maria Adélia de Souza (USP), Michele Gonçalves dos Ramos (Instituto Igarapé – RJ) e Marcia Lucena (Prefeita do Município de Conde – PB), Benedito Barbosa (CMP), com mediação de Josemee Gomes de Lima (CPP/CAU-BR)

MESA 05 – TERRITÓRIOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CIDADES PEQUENAS, MÉDIAS, RIBEIRINHAS E DE FRONTEIRAS - 15h00 às 17h00 - Cid Blanco (IAB/SP e UIA), Claudia Pires (Faculdade Newton Paiva e IAB-MG) e Ana Claudia Cardoso (UFPA), com mediação de Josélia da Silva Alves (CPUA/CAU-BR)

MESA 06 – TERRITÓRIOS TRADICIONAIS, CULTURAIS, CENTROS HISTÓRICOS E GESTÃO DEMOCRÁTICA - 17h00 às 19h00 - Tainá de Paula (Br Cidades), José Alberto de Almeida (Arquiteto e Urbanista) e Wagner Moreira Campos (UFBA e Ideas assessoria popular), com mediação de Pedro Rossi (IAB/PB)

MESA 07 – 19h30 às 21h00 - ENCERRAMENTO E ENCAMINHAMENTOS PARA DOCUMENTO FINAL - Nivaldo Andrade (Presidente IAB/DN), Wilson de Andrade (CAU/BR) e Fernando Túlio (Presidente IAB/SP), com Relatoria IAB: Claudia Pires (Faculdade Newton Paiva e IAB-MG) e Relatoria CAU/BR: José Alberto Tostes (UNIFAP)

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis" 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897011/seminario-nacional-de-politica-urbana-por-cidades-humanas-justas-e-sustentaveis> ISSN 0719-8906