O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Novas ferramentas digitais ajudam líderes urbanos a transformar ideias em ação

Novas ferramentas digitais ajudam líderes urbanos a transformar ideias em ação

Novas ferramentas digitais ajudam líderes urbanos a transformar ideias em ação
Novas ferramentas digitais ajudam líderes urbanos a transformar ideias em ação, Nova plataforma da Iniciativa de Financiamento de Cidades Sustentáveis reúne ferramentas para ajudar gestores urbanos na construção de cidades mais sustentáveis. Foto: Taís Policanti/Flickr
Nova plataforma da Iniciativa de Financiamento de Cidades Sustentáveis reúne ferramentas para ajudar gestores urbanos na construção de cidades mais sustentáveis. Foto: Taís Policanti/Flickr

Até 2050, mais de dois terços da população mundial viverá nas cidades – centros catalisadores de avanços econômicos, culturais e políticos, mas que consomem uma vasta quantidade de recursos e são responsáveis por 70% das emissões globais de gases do efeito estufa. Se queremos evitar mudanças catastróficas no clima e, ao mesmo tempo, garantir um futuro próspero e sustentável, precisamos agir rápido.

O Acordo de Paris foi um avanço, mas não entrará em vigor até 2020, quando os níveis de emissões já precisam ter baixado. Os compromissos assumidos pelos países somam juntos apenas 40% do que é preciso em termos de redução de emissões, razão pela qual outros atores – entre os quais as cidades – devem também fazer a sua parte.

As cidades continuam crescendo e passando por eventos extremos, naturais e causados pelo homem, e um dos grandes desafios é atender à demanda da população por serviços de forma sustentável. Um novo conjunto de ferramentas da Iniciativa de Financiamento de Cidades Sustentáveis (IFCS), parceria entre o Grupo de Lideranças Climáticas do C40 e o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, foi criado para ajudar nessa questão.

Os desafios de financiamento nas cidades são profundos: de acordo com algumas estimativas, as cidades e países apresentam uma lacuna da ordem de um trilhão de dólares por ano em infraestrutura urbana.

Colocar as cidades em dia com a sustentabilidade não requer apenas mais recursos, mas soluções inovadoras e um uso melhor desses recursos. Projetos urbanos sustentáveis são mais suscetíveis a estagnar ainda no estágio da ideia não por falta de comprometimento, mas porque as cidades muitas vezes não possuem um plano de ação claro o suficiente e exemplos concretos de como colocar esse tipo de projeto em prática.

As novas ferramentas da IFCS ajudam as cidades a dar o primeiro passo para avançar os projetos e transformar ideias em ação. O novo portal categoriza exemplos de projetos urbanos sustentáveis de diversas partes do mundo em oito áreas de soluções de alto impacto – de frotas de ônibus elétricos a sistemas de compartilhamento de bicicletas.

A ferramenta reúne mais de 150 exemplos de investimentos em soluções urbanas sustentáveis. Image Cortesia de TheCityFix Brasil
A ferramenta reúne mais de 150 exemplos de investimentos em soluções urbanas sustentáveis. Image Cortesia de TheCityFix Brasil

Na ferramenta “Explore”, é possível acessar um catálogo de mais de 150 investimentos feitos em mais de 80 cidades, incluindo informações sobre fontes de recursos utilizadas em projetos, financiamentos de longo prazo e descrição dos ativos físicos, contratos e estruturas políticas implementadas. Ao identificar os elementos de soluções bem-sucedidas, os gestores públicos e tomadores de decisão aprendem sobre o que já funcionou, onde e por quê.

Imagine uma cidade que enfrenta altos níveis de congestionamento e poluição do ar, uma tendência em muitas áreas urbanas. Em uma pesquisa rápida na plataforma, é possível encontrar o projeto de ônibus híbridos de Bogotá, onde um decreto municipal em 2013 levou dois operadores a comprarem 300 ônibus de baixa emissão para fornecer um serviço de transporte coletivo mais limpo. Os veículos, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, consomem até 39% menos combustível e emitem 39% menos dióxido de carbono que os ônibus convencionais.

A ferramenta Design, por sua vez, permite que os tomadores de decisão deem o próximo passo para conceituar um projeto em sua cidade. Seguindo um tutorial, os usuários selecionam uma solução e elementos de projetos relevantes para sua situação específica. A ferramenta, então, transforma lições de casos bem-sucedidos em um plano de ação, criando uma página disponível para download e impressão.

Cortesia de TheCityFix Brasil
Cortesia de TheCityFix Brasil

A plataforma ajuda as cidades não apenas a entender o que é possível, mas como fazer. Desde sua criação em 2015, a IFCS já atuou junto a mais de 100 cidades para auxiliá-las a acelerar e ampliar os investimentos em soluções urbanas sustentáveis por meio de modelos de negócio inovadores. Cada cidade possui um conjunto único de características, mas ao oferecer aos gestores locais uma ferramenta simples para apresentarem seus projetos, a IFCS ajuda a concretizar ideias.

Precisamos de uma abordagem mais inteligente para transformar ideias em resultados tangíveis. Os parceiros da IFCS estão felizes de oferecer recursos que podem ajudar as cidades a atingirem suas metas de desenvolvimento urbano por meio de treinamentos, workshops e ferramentas como o FinancingSustainableCities.org. O objetivo é criar uma comunidade próspera de tomadores de decisão interessados em descobrir novas maneiras de melhorar a qualidade de vida e o ambiente de suas cidades. Explore a nova plataforma e diga o que você acha.

Via TheCityFix Brasil.

Sobre este autor
Mark Watts e Ani Dasgupta
Autor
Cita: Mark Watts e Ani Dasgupta. "Novas ferramentas digitais ajudam líderes urbanos a transformar ideias em ação" 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896856/novas-ferramentas-digitais-ajudam-lideres-urbanos-a-transformar-ideias-em-acao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.