Os 10 melhores aplicativos para arquitetura

Os 10 melhores aplicativos para arquitetura

Os aplicativos de arquitetura alteraram completamente os hábitos de trabalho de arquitetas e arquitetos em todo o mundo. No canteiro de obras ou no escritório, eles geraram um fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente. Utilizados em computadores, smartphones ou tablets, esses aplicativos se multiplicaram exponencialmente ao longo dos anos, tornando-se mais versáteis e cobrindo diferentes aspectos do campo. Enquanto alguns são muito específicos para profissionais, outros atraem todos os entusiastas da arquitetura, com interfaces amigáveis, navegação simplificada e informações acessíveis.

O ArchDaily selecionou os melhores aplicativos de arquitetura usados em 2020, reunindo alguns já conhecidos e essenciais, e outros que ainda são novidade. Conheça-os, a seguir:

RoomScan Pro (iOS)

via RoomScan Pro
via RoomScan Pro

Desenvolvido pela Locometric, o RoomScan Pro pode criar uma planta inteira usando seu smartphone. Fácil de usar, o processo exige apenas que o usuário toque na tela e destaque as paredes enquanto se move pela sala  eo aplicativo gera as plantas. Além disso, ele pode medir e desenhar escadas, fachadas, espaços verdes, entre outros itens.

Concepts (iOS)

via Concepts
via Concepts

Uma folha de desenho digital, Concepts é um aplicativo flexível, preciso e extremamente responsivo. Perfeito para arquitetos, ilustradores e designers de produtos, o aplicativo permite que seus usuários explorem sua criatividade e desenhem o que vier à mente.

DroneDeploy (iOS/Android)

via DroneDeploy
via DroneDeploy

Desenvolvido para atender à crescente necessidade de softwares inteligentes de mapeamento, o DroneDeploy está disponível apenas na App Store para iPhone e iPad. Ele automatiza o trajeto de voo de drones e captura imagens aéreas a partir das quais informações úteis podem ser geradas.

Shapr3D (iOS)

via Shapr3D
via Shapr3D

Um aplicativo de desenho e modelagem 3D, o Shapr3D é útil durante as primeiras fases conceituais, especialmente porque permite que os usuários alternem facilmente entre os desenhos bi e tridimensionais. As ferramentas básicas ajudam a mudar as visualizações e implementar ações.

ArchiSnapper (iOS/Android)

via ArchiSnapper
via ArchiSnapper

O ArchiSnapper é um aplicativo de registro de campo que permite aos usuários redigir um relatório durante e após as visitas à obra. O aplicativo, disponível para smarphone e tablet, oferece algumas interessantes ferramentas, como registrar fotos, rascunhar e inserir comentários. 

Essenciais

AutoCAD 360 e Autodesk FormIt 360 (iOS/Android)

A360
A360

Você se lembra como era difícil ter que esperar até chegar no escritório para poder abrir um arquivo de CAD, porque era impossível abri-los em seu smartphone? A Autodesk criou a solução perfeita para esse dilema com estes dois aplicativos. Você pode visualizar e fazer upload de desenhos 2D e 3D, independentemente do software usado para criá-los, navegar em modelos de grande escala, revisar e marcar os projetos, medir dimensões e áreas e acompanhar o status do projeto a qualquer momento e em qualquer lugar.

BIMx (iOS/Android)

via BIMx
via BIMx

O premiado BIMx possui uma tecnologia única, integrando a navegação em projetos 2D e 3D. O recurso "hyper-model" ajuda os usuários a preencher a lacuna entre a atividade de desenho no escritório e o tempo real na obra. Clientes, arquitetos e construtores podem virtualmente percorrer e fazer ajustes de medição no modelo 3D sem a necessidade de acessar um software CAD. Os problemas podem ser controlados e revisados diretamente do canteiro de obras.

Morpholio Trace (iOS)

via Morpholio Trace
via Morpholio Trace

Um veterano nas listas dos “melhores aplicativos” do Archdaily, o Morpholio é o software dos sonhos para qualquer arquiteto e designer. O aplicativo possui uma ferramenta de desenho exclusiva que permite aos usuários trabalhar com fluidez em todo o processo de projeto. Além de permitir esboços bastante simples, é possível desenhar e desenvolver idéias com muita precisão, o aplicativo permite revisões em arquivos PDF e imagens e está continuamente adicionando novos recursos para tornar o processo de design muito mais fácil - incluindo uma grande novidade que deverá estar disponível em breve, a realidade aumentada.

Sunseeker (iOS/Android)

via SunSeeker
via SunSeeker

O aplicativo oferece uma câmera em realidade aumentada com uma bússola plana para rastrear o percurso do sol, seus intervalos de horas e os solstícios de inverno e verão. Entre seus muitos recursos, o aplicativo usa um GPS e um magnetômetro para encontrar a posição e o caminho corretos da sua localização atual, permitindo ainda escolher qualquer ponto na Terra e acessar todos os seus detalhes, incluindo a elevação máxima do sol. O aplicativo não é apenas ideal para arquitetos, mas também é adequado para fotógrafos, avaliadores de imóveis, instaladores de painéis solares, jardineiros e todos os amantes do grande astro (levando seu bronzeamento natural a outro nível!).

MagicPlan (iOS/Android)

via MagicPlan
via MagicPlan

O MagicPlan usa a câmera do seu celular para medir espaços e criar plantas quase precisos que podem ser exportados como PDF, DXF ou JPG. Mais simples que outros aplicativos semelhantes, você só precisa ficar parado, de preferência no centro do cômodo, e deixar o dispositivo digitalizar a sala.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Os 10 melhores aplicativos para arquitetura" [The Top 10 Apps for Architecture] 25 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896211/os-melhores-aplicativos-para-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.