Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019: A Poética da Razão

A 5ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa divulgou seu título e mote estruturador: “A Poética da Razão”. O título declara que, com todas as suas dimensões subjectivas e não-científicas, a arquitetura está alicerçada na razão, e o seu objetivo é trazer luz à especificidade dessa razão. De facto, a base na razão e na racionalidade é fundamental para a compreensão da arquitetura, ou seja, para ser partilhável por todos, e não apenas por arquitetos.

Mais do que nunca, esta é requisito para definir uma arquitetura para a nossa condição comum contemporânea. Como resultado da massificação da construção – temos construído mais edifícios desde o início do século passado do que em qualquer outra altura na história – todos temos direito a entender a arquitetura sem ter conhecimento prévio especializado nesta área.         

Cada uma das cinco exposições que compõe a Trienal 2019 aborda um aspecto ou uma dimensão particular deste tema, numa tentativa de circunscrever o que está em jogo na racionalidade da arquitetura.

Exposições

Economia de Meios - no MAAT Central Tejo

Investiga o que faz desta categoria ao mesmo tempo uma marca e uma pré-condição para uma arquitetura racional. Recolhendo um grande número de exemplos históricos e contemporâneos, esta exposição propõe uma tipologia dos efeitos da economia de meios até aos nossos dias, questionando os que podem ser explorados hoje. 
Curadoria: Éric Lapierre 

Do Lado do Campo: Permacultura para Arquitectos - no CCB – Garagem Sul

Reflete sobre um movimento ambiental que, há mais de quatro décadas, tem sistematicamente explorado as hipóteses de uma diminuição no consumo de energia e suas consequências no redesenhar e na manutenção dos territórios. Numa tentativa de voltar a ligar arquitetura e agricultura, esta exposição sublinhará algumas das lições que os arquitetos e urbanistas de hoje podem retirar desta escola de pensamento e ação. 
Curadoria: Sébastien Marot 

Espaço Interior - na Galeria Millennium

Investiga de que maneira a imaginação criativa tem sido historicamente alimentada por um confronto contínuo com o pensamento racional e de que maneira arquitetos e artistas de diferentes épocas conceberam sistemas racionais para materializar os seus universos visuais, físicos e mentais. Esta exposição tenta ilustrar como a imaginação na arquitetura estabelece os alicerces para qualquer trabalho nesta disciplina, de tratados clássicos à internet e videogames. 
Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli 

O Que é o Ornamento? - no Culturgest

Pensa a maneira como, depois do Movimento Modernista banir o ornamento da arquitetura, esta ideia e as suas problemáticas ganharam fôlego desde o pós-guerra e tornaram-se cruciais nos dias de hoje para a produção racional de arquitetura de excelência. Esta exposição explicará através de uma série de seções temáticas que mostrarão a produção histórica e contemporânea, como o ornamento nunca desapareceu completamente e em que condições existe hoje enquanto questão relevante. 
Curadoria: Ambra Fabi e Giovanni Piovene 

Beleza Natural - no Palácio Sinel de Cordes

Olha para a maneira como a racionalidade construtiva tem estado há muito no centro da arquitetura, e como ainda pode ser relevante na produção contemporânea em Lisboa para criar uma arquitetura orgânica, como se fosse um sistema onde as partes estão ligadas umas às outras. Esta exposição incluirá trabalhos selecionados a partir do Concurso Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp.
Curadoria: Laurent Esmilaire e Tristan Chadney

Equipe curatorial. © Luísa Ferreira

Prêmios

Prêmio Carreira

Baseia-se em critérios de preeminência na contribuição para a arquitetura, e quem vencer fará uma conferência durante a semana inaugural desta 5ª edição. Uma obra de arte de autoria portuguesa é encomendada para ser entregue ao vencedor.

Prêmio Début

Aberto a jovens até aos 35 anos de idade, ou a qualquer atelier de arquitetura cuja média de idades não exceda também os 35, o Prêmio Début busca impulsionar e dar reconhecimento a quem está em início de carreira. Durante a semana inaugural quem vencer o Prêmio Début também irá apresentar o seu trabalho numa conferência.  

Concurso Prêmio Universidades

O Concurso Prêmio Universidades envolve a participação de escolas de arquitetura que são convidadas a estudar um território. Em 2019, esse território será Marvila. Algumas das propostas selecionadas integrarão a exposição “Beleza Natural”.

A chamada do Prémio Début estará aberto de 24 de maio de 2018 a 26 de março de 2019. Para o Concurso Prêmio Universidades, aberto a estudantes de escolas de arquitetura de todo o mundo, a chamada decorre de 24 de maio de 2018 a 30 de abril de 2019.

Talk, Talk, Talk

Momento importante da Trienal que acontecerá durante a semana de encerramento. Três dias de conferências e debates, num programa que nasce dos temas das várias exposições, e que irá trazer reflexão e investigação, por meio de agentes de renome do panorama internacional de arquitetura. As conversas serão realizadas na Fundação Calouste Gulbenkian, seguidas de jantares e concertos especiais.

Projectos Associados

Uma produção independente, rica, de grande relevância e valor, tão essencial para os mecanismos culturais vivos da cidade. A 5ª edição da Trienal de Lisboa convida projetos expositivos, workshops, conversas, e também eventos de cinema ou música, que lidam com problemáticas da arquitetura e estão interessados na efervescência do debate. A chamada está aberta de 24 de maio a 31 de outubro de 2018.

Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019

  • De 3 de outubro a 2 de dezembro 2019
  • Semana inaugural: 3 a 5 de outubro 2019  
  • Curador-geral: Éric Lapierre 
  • Equipe curatorial: Sébastien Marot, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Laurent Esmilaire, Tristan Chadney e Vasco Pinelo de Melo 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019: A Poética da Razão" 09 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895962/trienal-de-arquitetura-de-lisboa-2019-a-poetica-da-razao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.