Projeto pretende instalar QR codes em edifícios históricos de Curitiba com detalhes das obras

Um projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está catalogando o patrimônio histórico de Curitiba e disponibilizando todas as informações na página Arquivo Arquitetura. O portal está sendo alimentado aos poucos com todas as pesquisas realizadas desde 2011 por mais de 560 alunos, liderados pelas arquitetas Giceli Portela e Iaskara Florenzano. No futuro próximo, a intenção é instalar QR code em frente a todas as construções, em um azulejo, para as pessoas terem acesso à história completa da edificação em tempo real de interesse.

As pesquisas históricas, de fotografia, desenho e maquete já se debruçaram sobre o São Francisco, com especial atenção para as ruas Trajano Reis, Paula Gomes e Saldanha Marinho, casas de madeira, casas modernistas e praças centrais, como a Tiradentes e a Eufrásio Correia.

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A intenção é que o material disponibilizado, que ultrapassa 400 obras, esteja em uma linguagem acessível para todos, e não apenas em jargão técnico para arquitetos e profissionais de restauro. Agora os estudantes e os professores se dedicam a esmiuçar o patrimônio industrial do Rebouças.

O primeiro QR code já foi instalado no imóvel sede da UTFPR, que é uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba (UIP).

Via Gazeta do Povo / Haus

Sobre este autor
Cita: HAUS. "Projeto pretende instalar QR codes em edifícios históricos de Curitiba com detalhes das obras" 29 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895306/projeto-pretende-instalar-qr-codes-em-edificios-historicos-de-curitiba-com-detalhes-das-obras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.