See-Through: vídeo mostra a dinâmica espacial criada pelos cavaletes de Lina Bo Bardi

O Estúdio Flagrante de fotografia e vídeo de arquitetura compartilhou conosco seu mais recente vídeo que mostra a dinâmica espacial criada pelos cavaletes de concreto e vidro de Lina Bo Bardi no MASP. Trazidos de volta à vida após revisão do escritório Metro Arquitetos em 2015, os cavaletes continuam impressionantes ainda meio século depois de terem sido introduzidos no museu.

O vídeo se restringe ao espaço da pinacoteca do MASP, onde estão os cavaletes, e explora o modo como o público interage com as obras - relação mediada pelo suportes diáfanos projetados por Lina. A narração reforça a ideia de que o movimento do público ao contemplar as obras suspensas no ar cria uma espécie de coreografia no espaço - sugerida, mas não definida, por Lina:

“Há uma mensagem simbólica por trás da ideia de suspender obras de arte no ar, fazendo-as flutuar com quase nenhum suporte físico. Nada entre a obra e quem a observa; tampouco atrás dela.

De alguma forma, este é um espaço democrático para exibir arte. Não há nada que sirva como suporte para as obras, portanto, nada define o espaço. Apenas o público e as obras de arte. Ao afixar pinturas ao vidro diáfano, Lina conseguiu aproximá-las, sobrepondo-as e oferecendo possibilidades de estabelecer conexões que não seriam possíveis em um museu tradicional.

O resultado é uma dinâmica muito complexa de pessoas explorando os espaços em frente às pinturas, mas também atrás e ao lado delas – caminhando entre algumas das obras de arte mais valiosas que a humanidade já produziu.

E talvez, o mais impressionante em relação aos cavaletes seja esta espécie de dança criada pelas pessoas se movendo, deslocando-se para contemplar as pinturas e seus versos.”

O Estúdio Flagrante foi criado em 2017 pelo arquiteto e fotógrafo Romullo Fontenelle. Acompanhe seus trabalhos no Instagram ou no site oficial do estúdio.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "See-Through: vídeo mostra a dinâmica espacial criada pelos cavaletes de Lina Bo Bardi" 15 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894467/see-through-video-mostra-a-dinamica-espacial-criada-pelos-cavaletes-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.