Concurso de estudantes propõe repensar a tipologia de um motel: confira o resultado

O desafio proposto pelo concurso, voltado para os estudantes, era descaracterizar a tipologia de motel de rodovia, criando um edifício que dialogasse com o skyline da cidade do Rio de Janeiro, e que fosse focado no design e no entretenimento dos seus hóspedes.

Segundo o júri, “Muitas propostas se concentraram na concepção volumétrica autônoma, como se os deslocamentos de volumes para atender a uma solução funcional pudessem dar conta da complexidade necessária para uma inserção urbana. Por isso, os critérios considerados mais importantes na avaliação foram a inovação no programa, os corretos dimensionamentos de fluxos e as formas de interação entre arquitetura e espaços livres. Nesse sentido, as propostas que conseguiram absorver as potencialidades do local atingiram os objetivos do concurso: a criação de um Motel URBANO.”

Conheça os vencedores abaixo.

PRIMEIRO LUGAR

1º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Autores: Darlan Florentino Fonseca, Selton Drasler, Lucas Alves de Castro, Ronildo da Costa Silva e Caio Henrique Mehl
Instituição: Universidade Positivo - UP - Curitiba/PR. 

SEGUNDO LUGAR

2º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Autores: Walter Gagliardi Neto, Thais Bernasconi Jardim, Jessica Lie Sakamoto, Beatriz Lins de Oliveira e Rafael Della Coletta Breda
Instituição: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas/SP.

TERCEIRO LUGAR

3º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Autores: Ronaldo da Silva, Matheus Guilherme Steffen Santos, Nicole Brognoli Goularte e Mateus Nunes Quirino
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis/SC

MENÇÕES HONROSAS

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Autores: Guilherme Conte Rodrigues, Guilherme Jaskulski de Oliveira, Caroline Garaffa e Bruno Guilherme Fabro
Instituição: Universidade de Caxias do Sul - UCS - Caxias do Sul/RS.

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Autores: Angelo Vinícius Nascimento Signori, Eduardo Hungaro Lemes Gonçalves, Nícolas Marques de Oliveira, Lucas Lopes Bochnie e Karin Matzkeit De Lepeleire
Instituições: Universidade Federal do Paraná – UFPR e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Karin)- PUCPR - Curitiba/PR.

O concurso contou com 95 propostas entregues por equipes compostas de acadêmicos de diversos estados brasileiros e também de outros países.

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos. O Concurso 026 já está lançado, e o desafio é criar o interior de uma das suítes do projeto vencedor do Concurso 025, Motel Urbano, explorando a temática "Rio 40º". As inscrições já estão abertas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Concurso de estudantes propõe repensar a tipologia de um motel: confira o resultado" 10 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894244/concurso-de-estudantes-propoe-repensar-a-tipologia-de-um-motel-confira-o-resultado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.