O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS

Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS

  • 11:00 - 2 Maio, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS
Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS, © URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images © URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images © URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images © URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images + 9

  • Arquitetos

  • Localização

    Shanghai, China
  • Equipe

    Wendy Saunders, Vincent de Graaf, Javier Paz Taibo, Shirley Woo
  • Organizadores do Evento

    Design Shanghai, URBAN MATTERS por MINI
  • Site

    YL Entertainment & Sports, URBAN MATTERS porMINI
  • Construção

    Wenyuan Tan
  • Área

    330 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na vida urbana, cada vez mais vivemos em uma negociação constante entre onde precisamos estar e onde queremos estar, ou o que temos e quanto disso precisamos. Com o avanço rápido da sociedade rumo a cidades superlotadas, nós estamos interessados em criar um lugar para as pessoas desfrutarem o espaço, em seu próprio tempo e mérito.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Urban Bloom é um experimento no espaço urbano que tem como precedente as necessidades de projeto e infraestrutura. A única necessidade aqui era por liberdade. O projeto renova e revigora um espaço, que originalmente era um estacionamento, transformando-o em um jardim urbano construído por meios artificiais. É um projeto voltado para uma cidade que enfatiza as pessoas. 

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

O projeto é marcado por elementos com formato de balão com floração colorida que flutua sob o praça como a copa das árvores, promovendo sombreamento para as pessoas. Uma variedade de vegetação foi colocada nos módulos, de forma que, conforme elas cresçam, a plataforma se transformará em um jardim florido.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Por ser uma rua popular que mistura residências com escritórios, comércio e escolas, a Rua Anfu foi o lugar perfeito para introduzir este conceito. Aproximadamente 30 torres floridas estão implantadas próximas a casas locais de 3 pavimentos. Este mix de escalas é bastante particular de Shanghai. A Rua Anfu é exemplo de que não é necessário diminuir a cidade antiga para criar uma nova dinâmica ou gerar prosperidade para a cidade. Porém, o local não dependia ou previa nenhum parque, então por que não cultivar em algum lugar por ali este prazer?

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Os visitantes são encorajados a explorar o espaço e interpretar cada parte do projeto se apoiando somente em suas necessidades. Assim, da mesma forma que alguns bairros funcionam de acordo com o fluxo de pessoas, ou as plantas crescem no sentido da luz, o comportamento de cada visitante e a energia gasta  irá definir o espaço e suas características marcantes. 

Nós queríamos que este novo espaço fosse de baixo impacto e interagisse com os elementos naturais de forma artificial. Resumindo, queríamos provar que era possível fazer algo novo partindo de algo antigo.

Boa parte do urbanismo não é sustentável: o ritmo de vida, desperdício, custo. Tendo isso em mente, o projeto foi pautado em questões como resíduos e consumo e, somando ao desejo dos comerciantes da rua por espaços mais naturais, o Urban Bloom pode ser considerado sustentável,principalmente por causa de sua materialidade,  majoritariamente reciclável. A estrutura em palete de madeira reciclada é empregada como um padrão ondulatório auxiliando a definir uma variedade de espaços: reuniões casuais, pequenas aulas, teatro a céu aberto e etc.  

© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images
© URBAN MATTERS by MINI, CreatAR Images

Como muitas coisas nessa cidade, o Urban Bloom é efêmero na paisagem da cidade, mas serve para lembrar a importância de desfrutar do espaço urbano. É uma manifestação física da nossa visão para este novo tipo de urbanidade, feita pelo homem, natural, permanente, porém flexível, racional e intuitiva. 

Ver a galeria completa

Cita: "Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS" [Urban Bloom / AIM Architecture + URBAN MATTERS] 02 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893605/urban-bloom-aim-architecture-plus-urban-matters> ISSN 0719-8906