Pateo do Collegio, um dos principais marcos históricos de São Paulo, tem sua fachada pichada

Um dos principais marcos históricos e turísticos de São Paulo, o Pateo do Collegio, local de fundação da capital paulista, amanheceu com sua fachada pichada. "Olhai por nois" é a frase que, em letras vermelhas, ocupa a fachada do Museu de Arte Sacra e da capela do complexo que pertence à Companhia de Jesus.

De acordo com a lei de crimes ambientais, pichar monumentos é crime e quem o pratica pode ser condenado a até um ano de prisão. Até o momento dessa publicação, os responsáveis pelo ato não foram identificados pela Guarda Civil Metropolitana.

Construído por jesuítas com o objetivo de catequizar índios, o colégio foi inaugurado em 1554 e sua missa inicial foi, anos depois, escolhida como data de fundação da cidade de São Paulo. O local era considerado estratégico na época, sendo servido pelos rios Anhangabaú e Tamanduateí - hoje canalizados e absolutamente renegados pela cidade.

O edifício foi permaneceu sob comando dos jesuítas até o seculo XVIII, quando estes foram expulsos do Brasil. A partir de então, o espaço se converteu na sede do governo local, que se manteve no antigo colégio até 1930. 

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Pateo do Collegio, um dos principais marcos históricos de São Paulo, tem sua fachada pichada" 10 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892289/pateo-do-collegio-um-dos-principais-marcos-historicos-de-sao-paulo-tem-sua-fachada-pichada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.