Conheça o projeto do Museu do Trabalho e do Trabalhador, de Brasil Arquitetura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu do Trabalho e do Trabalhador será implantado num terreno cerca de dez mil m² onde se situava o antigo Mercado, ao lado do Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Seu terreno funcionará como uma extensão do Parque do Paço Municipal, em meio a um jardim que, entre árvores e flores, será habitado por máquinas, instrumentos, ferramentas, artefatos: objetos que nos remetem às origens, às vivências, à idéia do trabalho ao longo da história da humanidade.

Este “jardim público do trabalho” adentra sob o corpo edificado principal sobrelevado do museu e revela o seu grande espaço central de acolhimento. Espaço-rua que dá acesso e cruza o terreno e o edifício, ligando a Av. Armando Ítalo Setti e a Rua dos Vianas, inserindo-se no tecido da cidade.

Cortesia de Brasil Arquitetura
Croqui

De um lado o bloco das funções administrativas e de apoio, reserva técnica, salas de máquinas e sistemas de circulação vertical. De outro, o volume elevado que abrigará os espaços expositivos internos.Os dois blocos se conectam por passarelas que cortam o vazio vertical do espaço-rua. Este local de acolhimento, alargado em seu centro por dobraduras nas paredes estruturais de concreto e protegido por grandes planos de vidro transparente, deixa à mostra o movimento e a vida do museu. O piso térreo abrigará a loja e o café, será o espaço da convivência: entre os visitantes do museu e a cidade. 

Projeto de museologia

Planta Térreo

Não existe no Brasil um museu que trate da história do trabalho, a exemplo de museus em outros países como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. O Museu do Trabalho e do Trabalhador tratará da história do trabalho de um modo amplo e universal, desde a pré-história até os dias atuais. Esta concepção o colocará em diálogo permanente com outros museus mundo afora.

Por outro lado, tratará também da especificidade nacional e local. São Bernardo do Campo e a região do ABC são, provavelmente, o que melhor representa o desenvolvimento industrial moderno em nosso país. Desde os anos 1950, quando ali foram instaladas diversas montadoras automobilísticas, fábricas de autopeças, eletrodomésticos, indústrias químicas e de plásticos, entre várias outras, a cidade adentrou o imaginário nacional como a “capital do automóvel”, um símbolo do progresso fabril e de uma nova era de desenvolvimento da nação. Mas também nacional e internacionalmente conhecida pelas lutas sociais desenvolvidas por seus trabalhadores. Por todas essas razões, poucos lugares são tão adequados em nosso país para a construção de um Museu do Trabalho e dos Trabalhadores (MTT).

Cortesia de Brasil Arquitetura

Nesse sentido, o MTT pretende ser um centro articulador da memória e história dos trabalhadores e trabalhadoras que apresentará a diversidade de suas experiências e vivências em seus locais de trabalho e moradia, em suas múltiplas formas de sociabilidade e de ação coletiva. Tendo como eixos transversais as relações de gênero, étnicas e geracionais, a sua narrativa busca estabelecer um diálogo permanente com o variado conjunto de práticas construídas na região do ABC, em nosso país e no mundo.

Combinando os mais modernos recursos tecnológicos e interatividade - imersões sensoriais, instalações e terminais multimídia -  com uma diversidade de recursos expográficos - cenografias, audiovisuais, iconografia e acervos históricos -, pretende constituir-se em espaço vibrante de convivência, diversão e conhecimento, atraindo visitantes de todos os lugares e de todas as idades.

  • Arquitetos

  • Projeto de Arquitetura

    Brasil Arquitetura Francisco Fanucci Marcelo Ferraz Cícero Ferraz Cruz
  • Desenvolvimento do Executivo de Arquitetura

    Apiacás Arquitetos
  • Projeto de Estrutura

    FT Oyamada
  • Projeto Geotécnico

    Ludemann Engenheiros Associados
  • Projeto de Instalações

    MBM Instalações Prediais
  • Projeto de Climatização

    TR Térmica
  • Projeto de Luminotécnica

    Lux Projetos - Ricardo Heder
  • Projeto de Paisagismo

    Raul Pereira Paisagismo
  • Consultoria Acústica

    Harmonia Acústica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Conheça o projeto do Museu do Trabalho e do Trabalhador, de Brasil Arquitetura" 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891910/conheca-o-projeto-do-museu-do-trabalho-e-do-trabalhador-de-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.