A narrativa por trás do teatro projetado por Smiljan Radic, Eduardo Castillo e Gabriela Medrano para a região de Biobío, no Chile

Desde o momento em que anunciamos os resultados do concurso para o "Novo Teatro Regional de Bio Bio", promovido pelo Governo Regional e a Área de Arquitetura do Conselho de Cultura e Artes, aguardávamos com expectativa a proposta vencedora finalmente construída.

É suficiente para o caminhante / espectador ver o manto que cai no prédio, observá-lo, sentir ou suspeitar, como Kantor diz, que algo está escondido dentro, ou pelo menos acreditar, por um momento, que ao circular por seu interior se conectará com um processo experimental.

O desafio aceito pelos 28 escritórios de arquitetos chilenos e internacionais que participaram dessa chamada pública não foi pequeno. Os projetos tiveram que considerar uma estrutura de aproximadamente 9.000 metros quadrados que criaria um espaço para representações culturais de alcance regional, que ao mesmo tempo seriam capazes de suportar as condições climáticas e geográficas da cidade de Concepción.

© María González
© María González

Demorou 5 anos e 5 meses para vermos a proposta construída, que foi inspirada nas ideias de Tadeusz Kantor:

Minhas embalagens eram uma tentativa de "esboçar" a natureza do objeto. Escondendo, envolvendo. Foi no ano de 1962.

Fiel a esse conceito, o projeto desenhado por Smiljan Radic, Eduardo Castillo e Gabriela Medrano tornou-se o "possível esqueleto de um teatro embalado". Um espaço para as artes performáticas que valoriza os bastidores e converte os espaços que precedem o espetáculo em experiências sensoriais e estéticas. Do ponto de vista urbano, o Teatro parece ter se empoleirado nas margens do rio Biobío para completar o memorial 27F. O diálogo entre a luz e o pétreo dá à cidade uma nova experiência urbana que realça a borda esquecida do rio.

© María González

Através de uma retícula espacial saturada, o visitante pode explorar visualmente o interior da obra a partir do foyer que é iluminado em seu centro de pé-direito duplo, graças à obra "Es Telar" do artista visual chileno Iván Navarro. Neste mesmo espaço, o legado artístico de Eduardo Castillo se faz presente através de uma série de robustas peças de madeira que descansam pacificamente no meio dos pilares. Dialogando com elas, se suspende no topo um volume revestido de fibra de coco que em seu interior esconde a Sala da Câmara. Uma escada central dupla conduz o espectador ao segundo piso para acessar o salão principal, onde a densidade da rede se dissipa para fornecer "o ar necessário para a representação".

© María González

El edificio se ubica levemente girado respecto al recorrido del río, a una distancia suficiente que permite la contemplación del memorial 27F desde los recorridos al interior del Teatro, generando a su vez una nueva instancia urbana que los arquitectos han denominado "Arena". Esta plaza dura se ordena a partir de una trama de luces puntuales en la proyección de los pilares del edificio en el suelo y se presenta como un lugar público peatonal sin una mayor distinción de uso:

O edifício está localizado ligeiramente rotacionado em relação ao rio, a uma distância suficiente que permite a contemplação do memorial 27F desde as rotas ao interior do Teatro, gerando ao mesmo tempo uma nova instância urbana que os arquitetos denominaram "Arena". Esta praça seca é ordenada a partir de uma trama de luzes pontuais na projeção dos pilares do edifício no solo e se apresenta como um lugar público para pedestres sem uma distinção maior de uso:

© María González

Essa neutralidade possibilitará que, quando for desocupada após um evento, ela seja entendida em sua totalidade como um local público para pedestres em torno de um marco retroiluminado como uma luminária de papel.

A partir da "Arena", quando começa a escurecer, você pode perceber a estrutura em concreto armado que pode ser vista de dentro do prédio através de seu envelope. As luzes do teatro iluminado são o sinal de que no interior há um evento cultural prestes a acontecer e, por isso, tornou-se um dos elementos mais sedutores da proposta. A membrana perimetral de PTFE (politetrafluoretileno) coopera termicamente com o edifício e também constitui um elemento próton na experiência que os arquitetos queriam transmitir:

© María González

Produção do Vídeo: Manuel Albornoz em colaboração com Mundo Medios
Fotografias: María González
Texto: Pola Mora

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "A narrativa por trás do teatro projetado por Smiljan Radic, Eduardo Castillo e Gabriela Medrano para a região de Biobío, no Chile" 22 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891207/a-narrativa-por-tras-do-teatro-projetado-por-smiljan-radic-eduardo-castillo-e-gabriela-medrano-para-a-regiao-de-biobio-no-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.