Adjaye Associates divulga projeto para a nova Catedral Nacional de Gana

No 61º aniversário da independência de Gana, o presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo divulgou seus planos para a construção da nova Catedral de Gana, a ser construída na capital, Accra. Encabeçado pelo arquiteto britânico-ganês David Adjaye, do escritório Adjaye Associates, o projeto foi concebido como uma "encarnação física de unidade, harmonia e espiritualidade" onde as pessoas de todas as crenças serão bem vindas para se reunirem e praticarem sua fé.

Adjaye Associates divulga projeto para a nova Catedral Nacional de Gana  - Mais Imagens+ 7

Perspectiva Externa. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

Segundo o Presidente, "a catedral abordará o elo perdido na arquitetura de nossa nação, oferecendo uma Igreja de propósito nacional". "Será uma casa interdenominacional de culto, ao mesmo tempo que funcionará como um local para ocasiões formais de natureza religiosa, como inaugurações presidenciais, funerais estaduais e serviços nacionais."

A nova Catedral será construída em um terreno de 56.600m² próximo ao Cemitério Osu, nos arredores da Indepencence Square e do Accra Sports Stadium. Os visitantes serão levados até a Catedral, elevada por um embasamento delicado, por jardins e o acesso se dá por meio de escadas monumentais nos limites Nordeste e Sudoeste.

Eixo Processional. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
Axonométrica do Terreno. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
Entrada Principal. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

No interior, o projeto do arquiteto prevê uma colaboração com alguns dos artistas ganenses mais reconhecidos para criar elementos e mobiliários feitos sob medida.  A Catedral irá conter uma variedade de pequenas capelas, um batistério, um auditório de dois níveis com 5000 lugares, um grande hall, uma escola de música, espaços para o coro, uma galeria de arte, uma loja e espaços multiuso. Além disso, o edifício também receberá o primeiro Museu Africado da Bíblia e um Centro de Documentação que pretende atuar educando os visitantes na história do Cristianismo na construção da nação de Gana.

Corte Longitudinal. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
Entrada do Auditório. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

Akufo-Addo também anunciou a criação de uma nova rota cerimonial marcada por novos jardins que irá conectar a Catedral com os pontos mais importantes da cidade, incluindo a Independence Square, o Osu Cemetery, a State House e a Africa Unity Circle. 

"É uma honra receber essa oportunidade de contribuir com algo nesta escala e importância em meu país natal", comentou o arquiteto Adjaye durante o evento. "Comecei a rascunhar um edifício que não somente endente seu entorno e sua paisagem, mas que também será único na cidade e em Gana".

Via Adjaye Associates.

Planta mostrando link com a Independence Square. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
Perspectiva Externa. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Adjaye Associates divulga projeto para a nova Catedral Nacional de Gana " [Adjaye Associates Unveils Design of New Ghana National Cathedral in Accra] 14 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890365/adjaye-associates-divulga-projeto-para-a-nova-catedral-nacional-de-gana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.