Afastado de Quem Fala: vídeo-arte sobre o projeto Adega Baía da Arruda nos Açores

Afastado de Quem Fala é uma curta-metragem em forma de díptico sobre a Adega Baía da Arruda, projeto do atelier português-suíço Barão-Hutter, construído na ilha do Pico em 2017.

O filme interpela a casa/adega com o contexto singular da Ilha, cuja rocha vulcânica é transportada para o interior da casa. Através dos sons, das texturas e dos seres, aproximamo-nos da experiência que é permanecer neste espaço negro de afastamento e de contemplação do oceano Atlântico.

Cortesia de Ana Resende, Miguel C. Tavares e Tiago Costa

É um documento sobre um abrigo contemporâneo, sua luz, sua volúpia, que tem tanto de fechamento pessoal como de abertura ao exterior. O abrigo, que na sua ideia originária tem um carácter de sobrevivência, é aqui elevado a uma ideia de viver.

"Aqui acabam as palavras, aqui acaba o mundo que conheço; aqui, neste tremendo isolamento onde a vida artificial está reduzida ao mínimo, só as coisas eternas perduram." - Ilhas Desconhecidas, Raul Brandão

Cortesia de Ana Resende, Miguel C. Tavares e Tiago Costa

FICHA TÉCNICA

Filmado e editado por: Miguel C. Tavares e Tiago Costa
Produzido por: Ana Resende
Agradecimentos: Ivo Barão, Elizabeth Gallon Droste, Filipe Alvernaz, Tiago Moita, Renato Cruz Santos
Ano: 2018
Detalhes: instalação vídeo, 2 canais, cor, som. 16:9, loop, 11 min 35 sec

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Afastado de Quem Fala: vídeo-arte sobre o projeto Adega Baía da Arruda nos Açores" 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890326/afastado-de-quem-fala-video-arte-sobre-o-projeto-adega-baia-da-arruda-nos-acores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.