O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. UNStudio vence concurso para Centro Cultural de Cinema em EuropaCity

UNStudio vence concurso para Centro Cultural de Cinema em EuropaCity

UNStudio vence concurso para Centro Cultural de Cinema em EuropaCity
UNStudio vence concurso para Centro Cultural de Cinema em EuropaCity, Vista aérea. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Vista aérea. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio

UNStudio foi selecionado como o vencedor do maior concurso de arquitetura de iniciativa privada realizado na França - para o Centro Cultural 'Keystone' do novo empreendimento EuropaCity atualmente em desenvolvimento na região do Triângulo de Gonesse, a norte de Paris.

Como um novo distrito, EuropaCity lançou em 2017 uma chamada para o projeto de 8 edifícios-chave que se localizarão no plano diretor vencedor do BIG, incluindo uma sala de concertos, hotéis, um circo contemporâneo e uma sala de exposições. UNStudio foi escolhido para projetar o novo Centro Cultural Dédié Au 7è Art, que abrigará um complexo de cinema e "laboratório cultural".

Cobertura. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio Entrada. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio Espaço de produção. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio Saguão. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio + 17

Entrada. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Entrada. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio

O complexo apresenta uma variedade de locais internos e externos para desfrutar do cinema, de formas tradicionais e inesperadas. Ao invés de simplesmente projetar um recipiente simples para um teatro, o prédio é imaginado como um espaço público completamente acessível onde as pessoas podem se reunir e relaxar. O programa expandido também incluirá instalações de mídia e produção, restaurantes e cafés, e mirantes 360 graus para EuropaCity e o horizonte de Paris.

"Os cinemas são o exemplo perfeito de arquitetura escondida", explica o sócio fundador Ben van Berkel. "O cinema é o único tipo de construção que se torna invisível uma vez que você entra nela. Você gasta até duas horas em uma sala escura, imerso no espaço alternativo e no tempo da imaginação... e então você sai. Esta experiência limitada de usuário do cinema como local levou ao conceito-chave que impulsionou o nosso projeto: o desejo de criar um edifício que, na sua totalidade, oferecesse uma experiência muito mais ampla de cinema".

Diagrama de distribuição de programas. Cortesia de UNStudio
Diagrama de distribuição de programas. Cortesia de UNStudio
Saguão. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Saguão. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio

O projeto do edifício desenha indícios do plano mestre 'Rolling Hills' do BIG, usando curvas e coberturas ocupáveis para incorporar o prédio em seus arredores. Uma preocupação chave do projeto era manter um perfil baixo para permitir que o máximo de luz natural chegasse ao hotel adjacente. Para conseguir isso, o prédio é orientado para causar sombras mínimas, enquanto ainda permite que a luz atinja os terraços e os terraços do edifício.

Mas o edifício também se destaca, através de sua forma geral e escolha de materiais na fachada. Inspirado por esculturas de paisagem, o aço expressa um tom natural e familiaridade. Perfurações no trabalho de metal em conjunto com a forma geral para aproveitar os ventos naturais e fornecer ventilação para espaços interiores.

Os três "blocos" do edifício são organizados por gênero de filme, permitindo que o espaço e a arte interajam e se intensifiquem. No centro, eles convergem em um lobby que oferece acesso aos teatros e vislumbra nos estúdios de produção no nível abaixo.

Diagrama volumétrico. Cortesia de UNStudio
Diagrama volumétrico. Cortesia de UNStudio
Espaço de produção. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Espaço de produção. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Croqui de Ben van Berkel. Cortesia de UNStudio
Croqui de Ben van Berkel. Cortesia de UNStudio

"Para o projeto do Centro Cultural, fomos inspirados pela cultura "Cinéma en plein air", e queríamos celebrar a arte do cinema", diz van Berkel. "Criamos um edifício onde você possa produzir e desfrutar do filme como uma experiência compartilhada".

Maquete. Cortesia de UNStudio
Maquete. Cortesia de UNStudio
Corte. Cortesia de UNStudio
Corte. Cortesia de UNStudio
Cobertura. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
Cobertura. Renderização de Flying Architecture. Cortesia de UNStudio
  • Arquitetos

  • Equipe UNStudio

    Ben van Berkel with Wouter de Jonge, Imola Berczi, Aurélie Hsiao and Alexandra Virlan, Julia Gottstein, Ana Maldonado, Dimitra Chatzipantazi, Saba Nabavi, Eva Poulopoulou, Jay Tsai, Patrik Noome, Spyros Nikolopoulos
  • Visualizações

    Flying Architecture
  • Volume da Edificação

    75,540 m3
  • Área Do Terreno

    7,641 m2
  • Área

    10045.0 m2

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
UNStudio
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "UNStudio vence concurso para Centro Cultural de Cinema em EuropaCity" [UNStudio Wins France's Largest Private Architecture Competition for Cultural Cinema Center in EuropaCity] 25 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889632/unstudio-vence-concurso-para-centro-cultural-de-cinema-em-europacity> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.