Do digital ao concreto: colagens do FALA Atelier comparadas aos edifícios construídos

Colagens digitais e outros meios similares de representação têm estado em pauta nas discussões sobre a como a arquitetura pode ser comunicada. Nesta recente - e bem vinda - fuga das imagens renderizadas fotorrealistas, vimos surgir outras opções de representação arquitetônica que cativam não pela semelhança tremenda com uma idealização de realidade, mas justamente pelo oposto, a semelhança com a textura do cotidiano, apresentada através de desenhos singelos de inspiração em colagens, aquarelas e pinturas.

Entre os estúdios que trabalham com esse tipo de representação, temos o FALA Atelier, com sede em Porto, Portugal. Liderado por Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares e Ahmed Belkhodja, que se descrevem como "um escritório de arquitetura ingênuo", o FALA trabalha em diferentes escalas - de "territórios a casas de passarinho" - misturando "linguagens formais, referências, citações e temas", guiado apenas por uma "obsessão pela clareza".

Esta obsessão se evidencia quando comparamos as imagens digitais produzidas pelo estúdio com as fotografias dos projetos construídos. O nível de semelhança é flagrante (será mais que um render fotorrealista poderia alcançar?) e esclarece a questão: suas colagens não são mero exercício de estilo, mas poderosas ferramentas de representação e projeto.

Compilamos, a seguir, algumas comparações do "antes" e "depois" da arquitetura do FALA se concretizar de fato. Colagens e fotografias que escancaram a competência desse método de representação e que não deixam dúvidas de que o desprendimento com o qual o FALA lida com o realismo, de "ingênuo" tem pouco ou quase nada.

Apartamento na Graça; Lisboa, 2015. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Exposição “Anticlimax”; Lisboa, 2013. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Casa Garagem; Lisboa, 2015. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Apartamento no Príncipe Real; Lisboa, 2014. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Agência Imobiliária; Porto, 2015. Fotografia © Flávio Pires

Apartamento no Chiado; Lisboa, 2015. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Apartamento na Graça; Lisboa, 2015. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Casa na rua Faria Guimarães; Porto, 2015. Fotografia © Ricardo Loureiro

Apartamento no Chiado; Lisboa, 2015. Fotografia © Fernando Guerra | FG+SG

Fábrica em Abragão; Penafiel, 2016. Fotografia © Fala

Todas as imagens são cortesia do FALA Atelier. Algumas das fotografias podem apresentar qualidade inferior devido ao formato GIF; para visualizá-las em alta definição, acesse o website do FALA.

A imagem fala: ou, Por que precisamos ir além dos renders

A arquitetura, do mesmo modo que qualquer outra profissão, necessita de ferramentas específicas para acontecer. Como o poeta usa a caneta e o carpinteiro o serrote, o arquiteto também usa alguns instrumentos para traduzir suas arquiteturas imaginárias em paredes, chão e teto.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Do digital ao concreto: colagens do FALA Atelier comparadas aos edifícios construídos" 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889377/do-digital-ao-concreto-colagens-do-fala-atelier-como-ferramentas-de-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.