Projeto pretende criar sistema de saneamento sustentável para despoluir o Quilombo de Santana

O projeto LIMPAR SANTANA consiste na construção de um sistema de saneamento básico sustentável que garantirá a limpeza das linhas de água do Quilombo de Santana, no estado do Rio de Janeiro, buscando melhorar o atual nível da qualidade de água de consumo das habitações do local.

Avaliada a situação topográfica, geotécnica e geográfica existente, propõe-se utilizar bacias evapotranspiradoras, sistema que permite o tratamento de efluentes através de um filtro natural e da evaporação pela folha de bananeiras; e sistemas de caixas de água biodigestoras que transformam as águas em um resíduo utilizável para a agricultura.

Visa-se, ainda, a possibilidade de construção posterior de uma cozinha comunitária certificada, que permitirá introduzir a atual produção alimentar quilombola no circuito de mercados e feiras da região.

Cortesia de Nuno Flores

O projeto LIMPAR SANTANA visa promover o desenvolvimento local do quilombo e terá influência direta tanto na qualidade de vida da população, como no fortalecimento da economia local. O projeto está atualmente em fase de captação de recursos através de financiamento coletivo.

Cortesia de Nuno Flores

Saiba mais sobre a proposta e contribua com a realização, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto pretende criar sistema de saneamento sustentável para despoluir o Quilombo de Santana" 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889369/projeto-pretende-criar-sistema-de-saneamento-sustentavel-para-despoluir-o-quilombo-de-santana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.