Se o próximo Pritzker fosse alguém que fala português, em quem você apostaria?

Estamos próximos do anúncio do maior prêmio da arquitetura mundial. Abrimos aqui a discussão sobre quais seriam as arquitetas ou arquitetos que mereceriam esse prêmio nos países de língua portuguesa. Qual a sua opinião? 

O prêmio é concedido pela família Pritzker, famosa por ser dona da rede Hyatt de hotéis. E, através de sua Fundação Hyatt oferece, desde 1979, um medalhão de bronze e a quantia de 100.000 dólares americanos a arquitetas e arquitetos vivos. Segundo a organização, a direção executiva pede que pessoas de diversos lugares e campos de atuação ligadas à arquitetura e cultura façam suas sugestões, mas também são aceitas indicações de qualquer profissional licenciado. Basta mandar um email. Porém, para essa edição, o prazo já se esgotou.

Desde 1979, quando o arquiteto estadunidense Philip Johnson foi laureado na primeira edição do prêmio, apenas dois brasileiros ( Oscar Niemeyer, 1988 e Paulo Mendes da Rocha, 2006) e dois portugueses ( Alvaro Siza, 1992 e Eduardo Souto de Moura, 2011) foram escolhidos. Da lista, apenas três mulheres foram eleitas; a espanhola Carme Pigem em 2017 junto com seus colegas do RCR, a japonesa Kazuyo Sejima em 2010 junto com Ryue Nishizawa e a iraquiana Zaha Hadid, 2004 - única mulher a vencer sozinha. Geograficamente são, 4 latino-americanos, 9 asiáticos, 6 norte-americanos, 24 da Europa, 1 da Oceania, 1 do Oriente Médio e nenhum da Africa. 

Antes de dar seu palpite, conheça quem são as pessoas que decidem o prêmio.
- Glenn Murcutt, o arquiteto australiano que é, desde o ano passado, presidente do júri. Foi laureado com o Pritzker em 2002.
- Stephen Breyer é juiz da suprema corte dos Estados Unidos.
- André Aranha Corrêa do Lago, diplomata e atual embaixador brasileiro no Japão. Já foi curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza em 2014.
- Lorde Peter Palumbo é britânico e atual presidente dos curadores da Serpentine Gallery e já ocupou também a cadeira de presidente do júri do Pritzker.
- Lorde Richard Rogers, arquiteto italiano, naturalizado britânico, foi laureado com o Pritzker em 2007.
- Kazuyo Sejima, importante arquiteta japonesa que recebeu em 2010 o Pritzker.
- Benedetta Tagliabue, arquiteta catalã e diretora do escritório Miralles Tagliabue EMBT.
- Ratan N. Tata, empresário indiano e ex-presidente do Grupo Tata, maior grupo empresarial da Índia.
- Wang Shu, arquiteto chinês laureado em 2012.
- Martha Thorne, arquiteta estadunidense e atual diretora executiva do Prêmio.

Tendo esse panorama, qual a sua aposta? Deixe aqui seu comentário que depois faremos uma publicação com o resumo dessa discussão.

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Se o próximo Pritzker fosse alguém que fala português, em quem você apostaria?" 20 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889321/se-o-proximo-pritzker-fosse-alguem-que-fala-portugues-em-quem-voce-apostaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.