Ponte na Suécia transformará rio em anfiteatro público

Kalix, uma pequena cidade no norte da Suécia, planeja substituir sua atual ponte em 2019. Como parte desse processo, a Administração Sueca de Tráfego contratou o escritório Erik Andersson Architects para elaborar uma proposta inicial para uma ponte que não só substituiria a funções da estrutura existente, como também servirá como espaço de encontro e equipamento público.

O projeto apresentado mostra uma solução simples, mas engenhosa, que prevê o tráfego de carros e bicicletas ocupando a pista superior da ponte, enquanto que os pedestres estão separados no percurso abaixo, na porção sul da ponte. Ao segregar o caminho peatonal, a caixa de rolagem dos veículos pode atuar como cobertura para os pedestres, protegendo-os das intempéries. 

Cortesia de Erik Andersson Architects

No entanto, a marca do projeto são os arcos de apoio que se prolongam como contrafortes e descem até o rio. Patamares esculpidos volumes permitem que os pedestres caminhem até a borda d'água, transformando a lateral da ponte em um espaço público que conecta a cidade com o rio.

Cortesia de Erik Andersson Architects

"A ideia por trás da ponte é transformar um simples cruzamento do rio em uma experiência e criar uma atmosfera acolhedora. Também queríamos permitir que as pessoas se aproximassem da água e apreciassem a vista, ao mesmo tempo que oferecemos proteção contra o clima, que pode ser hostil nessa parte do país", disse Erik Andersson. "O projeto é um híbrido de anfiteatro e ponte. Você pode usá-lo como desejar; sentar-se para  apreciar o rio e a vista, passar por baixo de barco ou simplesmente atravessar a pé ou de bicicleta."

Via Erik Andersson Architects.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Ponte na Suécia transformará rio em anfiteatro público" [Proposed Bridge in Sweden Will Turn a River Into a Public Amphitheater] 18 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889117/ponte-na-suecia-transformara-rio-em-anfiteatro-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.