"Unbuilding Walls": pavilhão alemão na Bienal de Veneza 2018 explora a arquitetura da divisão e integração

Como parte da cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão Alemão na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura. Abaixo, os participantes descrevem sua contribuição em suas próprias palavras.

Há 28 anos a Alemanha foi reunida - exatamente o mesmo período de existência do Muro de Berlim (1961-1989). Por ocasião deste paralelo, GRAFT e Marianne Birthler estão fazendo a curadoria da exposição "Unbuilding Walls" no Pavilhão Alemão na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura em Veneza.

Axel-Springer-Campus, imagem: cortesia de OMA

A exposição responde aos debates atuais sobre nações, protecionismo e divisão. No Pavilhão Alemão, GRAFT e Marianne Birthler terão o paralelo como uma oportunidade para explorar os efeitos da divisão e do processo de superação como um fenômeno espacial dinâmico. Com referência ao "Freespace", tema central da Bienal de Arquitetura proposto pela Grafton Architects, será dada especial atenção aos exemplos de projetos urbanos e arquitetônicos que abordam aspectos de divisão e integração.

Ao analisar projetos arquitetônicos na antiga faixa fronteiriça, será examinada a questão do ocorrido neste vazio sem precedentes em meio a uma nova capital. A heterogeneidade de abordagens, tipologias, protagonistas e resultados mostra a amplitude de debates e soluções arquitetônicas.

Vacha, foto: Jürgen Ritter

Levando em conta a experiência do muro interior alemão como ponto de partida, a exposição também examinará barreiras, cercas e muros históricos e atuais além da perspectiva nacional específica da Alemanha. Atualmente, uma equipe de jornalistas está viajando para lugares com muros fronteiriços ao redor do mundo para contribuir com a exposição "Unbuilding Walls". Este trabalho também será exibido no Pavilhão Alemão.

A primeira conferência de imprensa do curador, em 5 de fevereiro de 2018, foi realizada no Centro de Visitantes do Memorial do Muro de Berlim, em Bernauer Straße, um envolvimento contínuo com a própria faixa de morte. Na conferência de imprensa, quatro projetos exemplares foram apresentados para dar uma primeira impressão do espectro surpreendente de coisas que acontecem na antiga fronteira interior-alemã.

CURADORES
Lars Krückeberg, Wolfram Putz e Thomas Willemeint de GRAFT junto com Marianne Birthler, ex-Comissária Federal para os Registros do Serviço de Segurança do Estado da antiga República Democrática Alemã, foram selecionados pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear por recomendação do comitê de seleção de competição.

Lars Krückeberg, Thomas Willemeit, Marianne Birthler e Wolfram Putz, foto: Pablo Castagnola

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. ""Unbuilding Walls": pavilhão alemão na Bienal de Veneza 2018 explora a arquitetura da divisão e integração" ["Unbuilding Walls": German Pavilion at 2018 Venice Architecture Biennale to Probe Architecture of Division and Integration] 15 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888838/unbuilding-walls-pavilhao-alemao-na-bienal-de-veneza-2018-explora-a-arquitetura-da-divisao-e-integracao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.