Arquiteta mexicana Frida Escobedo é escolhida para projetar o Serpentine Pavilion de 2018

A Serpentine Gallery de Londres selecionou a mexicana Frida Escobedo como arquiteta responsável pelo projeto do Serpentine Gallery Pavilion 2018. Escobedo, conhecida por seus trabalhos que buscam ativar os espaços públicos, será a arquiteta mais nova a participar do programa do Serpentine Pavilion, iniciado em 2000. Sua proposta para o Hyde Park conta com um pátio fechado definido por dois volumes retangulares posicionados em ângulo. Explorando luz e água, o projeto pretende evocar a sensação da arquitetura doméstica mexicana, ao mesmo tempo que usa materiais e referências britânicas.

Renderização do espaço interno. Imagem © Frida Escobedo, Taller de Arquitectura, Renderizações por Atmósfera

O pavilhão será construído com telhas de cimento escolhidas por sua textura e cor, empilhadas para formar uma celosia, uma espécie de parede permeável comum no México. Enquanto o pátio do pavilhão terá com uma piscina triangular, a parte inferior da cobertura da estrutura contará com painéis espelhados, criando um par de superfícies reflexivas que criam efeitos variados devido à mudança de posição do sol ao longo do dia. O pátio está alinhado com o eixo geográfico norte-sul em referência ao Meridiano Greenwich - confirmação da intenção projetual de que o pavilhão seja visto como um "relógio". 

Desenho. Imagem © Frida Escobedo, Taller de Arquitectura

"Meu projeto para o Serpentine Pavilion 2018 é um encontro de inspirações materiais e históricas inseparáveis da própria cidade de Londres e uma ideia que tem sido fundamental para a nossa produção desde o início: a expressão do tempo na arquitetura através do uso inventivo de materiais cotidianos e formas simples", explicou Escobedo. "Para o Serpentine Pavilion, adicionamos os elementos luz e sombra, reflexão e refração, transformando o edifício em um relógio que descreve a passagem do dia."

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Arquiteta mexicana Frida Escobedo é escolhida para projetar o Serpentine Pavilion de 2018" [Mexican Architect Frida Escobedo Selected to Design 2018 Serpentine Pavilion] 08 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888725/arquiteta-mexicana-frida-escobedo-e-escolhida-para-projetar-o-serpentine-pavilion-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.