O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios

Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios

  • 07:00 - 11 Fevereiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.
Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios, © <a href='https://unsplash.com/photos/mlZzMow-CQw'>Unsplash user Neonbrand</a>
© Unsplash user Neonbrand

2018 promete ser o ano no qual a realidade virtual irá transformar para sempre a maneira com que apresentamos os nossos projetos. Com as principais empresas de tecnologia investindo no desenvolvimento de ferramentas colaborativas para múltiplos usuários, esta nova experiência interativa será responsável por uma surpreendente mudança na maneira com que utilizamos a realidade virtual atualmente, não apenas induzindo novos modos de experiências virtuais, mas permitindo a criação de novas e poderosas ferramentas de projeto.

Atualmente, a RV é utilizada essencialmente para que projetistas e clientes possam operar modelos dinâmicos em ambientes virtuais. Um por um, cada indivíduo espera a sua vez para colocar os óculos (VR goggles) e então, imergir em uma experiência espacial que só existe no mundo virtual. Ainda assim, a ferramenta já operou significativos avanços nos processos de projeto, potencializando a comunicação entre as partes interessadas ao longo do seu desenvolvimento, minimizando riscos e fazendo com que os clientes se sintam mais seguros em relação ao produto final.

Muito em breve, acredita-se que os ambientes virtuais para múltiplos usuários transformem completamente a experiência de realidade virtual como a conhecemos hoje em dia. Quando estiver disponível e operando com sucesso, a RV para múltiplos usuários permitirá que várias pessoas ao redor do mundo se conectem ao mesmo tempo em um mesmo espaço virtual. Neste futuro ambiente compartilhado, a experiência virtual não estará limitada a simples visualização de um modelo. Não será preciso memorizar suas impressões, tirar os óculos e então esboçar suas idéias em outro lugar. Muito pelo contrário, estes ambientes virtuais compartilhados permitirão o desenvolvimento de projetos verdadeiramente colaborativos; os usuários poderão discutir, esboçar, dimensionar e redesenhar o projeto em tempo real. A comunicação facilitada deverá proporcionar mais tempo para explorar todas as possibilidades o que finalmente resultará em melhores projetos.

Embora este avanço tecnológico ainda possa parecer bastante rudimentar e distante -  múltiplos usuários operando simultaneamente em um mesmo ambiente virtual - considere as seguintes possibilidades que isso trará para nós arquitetos, empresas, clientes, etc.

Criação de empresas universais

No mundo da arquitetura, o que realmente distingue um escritório do outro é a capacidade e o talento de sua equipe de arquitetos. Cada vez mais, a qualidade dos serviços prestados tem sido fundamental para que as empresas possam atrair novos clientes. A possibilidade de reunir em um mesmo lugar, a mais talentosa equipe de arquitetura será determinante para que os objetivos do cliente sejam alcançados com sucesso.

Ainda que até o momento a tecnologia tenha possibilitado diferentes formas de trabalho remoto, aproximando as pessoas através de ambientes virtuais e videoconferência, a maior parte do trabalho ainda precisa ser desenvolvido presencialmente. Isso se traduz em deslocamentos, custos e desperdício de tempo. No entanto, os ambientes para múltiplos usuários permitirão que equipes de projeto trabalhem em conjunto a partir dos quatro cantos do mundo. Se um arquiteto em Boston precisa urgentemente da opinião de um colega de Xangai, o ambiente virtual permitirá que eles se conectem instantaneamente sem precisar de nenhuma ponte aérea. Se um escritório de arquitetura precisa da ajuda de um especialista de outra cidade ou país, eles podem alcança-lo de forma rápida e eficiente. Isso faz com que o conhecimento esteja constantemente acessível, garantindo que as melhores ideias possam ser consistentemente aprimoradas sem resultar necessariamente em custos mais altos. Essencialmente, as barreiras geográficas que tradicionalmente resultam em perda de tempo e dinheiro, poderão ser finalmente ser apagadas.

Ao eliminar essas barreiras, as empresas serão capazes de oferecer soluções ainda melhores e mais específicas para cada cliente. Isso deverá traduzir-se em projetos de qualidade, clientes satisfeitos e um relacionamento duradouro entre as partes.

Novas possibilidades de experimentação

A utilização de ambientes virtuais para múltiplos usuários permitirá o desenvolvimento de projetos mais efetivos para todos as partes envolvidas, estimulando os processos criativos de concepção e desenvolvimento. Esta tecnologia permitirá aos arquitetos avaliar novas idéias e conceitos muito rapidamente, experimentando múltiplas possibilidades com a finalidade de escolher as melhores soluções para cada projeto. Essencialmente, esta ferramenta ampliará as possibilidades de pesquisa e experimentação no processo de projeto, algo muito bem vindo para o desenvolvimento da nossa prática profissional.

Os ambientes colaborativos de RV também deverão aprimorar as ferramentas virtuais atualmente disponíveis. Hoje, depois de explorar estes ambientes com seus VR goggles, os projetistas devem tomar suas notas a partir da sua experiência visual-virtual. Nestes novos ambientes para múltiplos usuários, os usuários serão capazes de abrir literalmente novas janelas virtuais, projetar em um ambiente tridimensional, tirar fotos, fazer vídeos e aproveitar todas estas ferramentas para qualificar seus projetos. Com isso será possível incorporar toda e qualquer ideia que surja durante a experiência de realidade virtual através do modelo, diminuindo significativamente o tempo entre o lançamento das ideias e a sua efetiva aplicação no projeto de arquitetura.

Nova esfera colaborativa entre clientes e arquitetos

A realidade virtual já provou ser uma das ferramenta mais poderosas para atrair novos clientes no mundo da arquitetura. Permitindo uma melhor compreensão espacial das tradicionais plantas e cortes em duas dimensões, os clientes agora podem imergir nos seus projetos e participar de fato no processo de projeto. Ainda que seja um simples ambiente virtual, a RV permite que os clientes sintam e experimentem seus futuros projetos de uma maneira nunca antes possível.

A nova tecnologia que está sendo anunciada só ampliará a interatividade entre cliente e projeto. Quando necessário, será possível acompanhar os projetistas através dos modelos à medida que eles apresentam suas ideias e estratégias diretamente no modelo virtual. Ainda quando não for possível estar presente fisicamente e conectado ao modelo com seus óculos VR goggles, os clientes poderão assistir e se comunicar com a equipe de projeto dentro do ambiente de RV para múltiplos usuários através de seus laptops ou dispositivos móveis. Estes modelos permitirão aos arquitetos simular rapidamente algumas ideias para que os clientes possam perceber como suas sugestões afetam o projeto como um todo.

Esta nova esfera colaborativa entre clientes e arquitetos só tende a melhorar a comunicação, reduzir os riscos, encurtar os cronogramas e consequentemente, desenvolver projetos melhores a cada dia.

Essencialmente, a utilização de ambientes virtuais colaborativos no desenvolvimento de projetos de arquitetura trará benefícios para todos os envolvidos. A tecnologia afetará arquitetos, escritórios e clientes de diferentes formas, mas de maneira geral representará uma maior conectividade entre todos os envolvidos. Ao estimular a comunicação, os processos colaborativos e novas possibilidades de experimentação, a RV para múltiplos usuários deverá transformar para sempre a experiência virtual de projetos de arquitetura.

Jimmy Rotella é chefe do escritório digital CannonDesign, focado em promover as mais novas tecnologias de projeto de arquitetura para escritórios e seus clientes.

Sobre este autor
Jimmy Rotella
Autor
Cita: Rotella, Jimmy. "Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios" [3 Ways Multi-User VR Will Enhance the Design Work of the Future] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888624/como-a-realidade-virtual-transformara-para-sempre-a-maneira-como-projetamos-nossos-edificios> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.