SIGraDi 2018 - Tecnopolíticas

A Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) é uma associação sem fins lucrativos que agrupa arquitetos, urbanistas, designers e artistas vinculados aos meios digitais. Seus objetivos principais são contribuir para o debate acadêmico sobre os meios digitais e suas aplicações, promover a produção e o avanço do conhecimento científico em geral, e impulsionar a investigação e a educação neste contexto de grande transformação tecnológica.

O 22o Congresso da SIGraDi assume como tema as “Tecnopolíticas“. Entende-se que toda tecnologia é engendrada dentro de tecidos culturais, econômicos e sociais, assim como possui aspectos políticos em sua conformação e em seu uso. No entanto, não é raro que as tecnologias sejam pensadas de forma autônoma como prefiguradoras de futuros e soluções inequívocas para problemas ainda não conhecidos.

Diante de um mundo que enfrenta crises e desafios diversos, dos sociais aos políticos, dos urbanos aos ambientais, dos espaços imaginados aos construídos, as Tecnopolíticas são compreendidas como práticas de concepção, revisão e uso de artefatos tecnológicos que operam como bens comuns, podendo se contrapor aos modelos dominantes de aplicação tecnológica.

Considerando tais premissas e a presença intensiva das tecnologias digitais e híbridas na vida cotidiana, as Tecnopolíticas vêm sendo desenvolvidas e direcionadas à composição propositiva e crítica de um “mundo comum”: a vida urbana, o acesso e compartilhamento da informação e dos modos de fazer, as formas de participação e autogestão cidadã, os processos de decisão, o desenho e produção das cidades, e a potencialização das práticas criativas, dentre outros.

O enfoque das tecnologias digitais e seus usos na arquitetura, no design, nas artes e afins, segundo a abordagem proposta – e a partir das especificidades e do histórico da SIGraDi – pretende ampliar o debate em curso nestas áreas.

Datas importantes

Data limite para o envio dos resumos: 26 de março de 2018
Notificação dos resumos aprovados: 30 de abril de 2018
Data limite para o envio dos artigos completos: 25 de junho de 2018
Notificação de artigos completos aprovados: 20 de agosto de 2018
Envio de artigos definitivos: 24 de setembro de 2018
Workshops: 5 e 6 de novembro de 2018
Congresso: 7, 8 e 9 de novembro de 2018

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "SIGraDi 2018 - Tecnopolíticas" 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888291/sigradi-2018-tecnopoliticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.