JIAKUN Architects é selecionado para projetar primeiro Serpentine Pavilion fora de Londres

A Serpentine Galleries anunciou a expansão de seu popular pavilhão de verão através de uma colaboração com a WF Central de Pequim para comissionar o primeiro Serpentine Pavilion na capital chinesa. Primeiro pavilhão a ser construído fora dos Kensington Gardens em Londres, o pavilhão chinês será erguido próximo à histórica Cidade Proibida no Distrito de Dongcheng, onde receberá uma série de eventos e atividades culturais.

O pavilhão inaugural está sendo projetado pelo jovem escritório JIAKUN, liderado pelo arquiteto Liu Jiakun. Inspirando-se tanto no contexto histórico e social de Pequim como nos 17 anos de tradição do Serpentine Pavilion, o projeto em forma de arco equilibra as forças de tensões e compressão.

JIAKUN Architects é selecionado para projetar primeiro Serpentine Pavilion fora de Londres - Mais Imagens

Render do Serpentine Pavilion Beijing 2018, projetado por Jiakun Architects. Imagem © JIAKUN Architects
Render do Serpentine Pavilion Beijing 2018, projetado por Jiakun Architects. Imagem © JIAKUN Architects

"O Serpentine Pavilion de JIAKUN Architects inspira-se no confucionismo com uma arquitetura que é uma representação física da tradicional busca pelo Junzi", explica o Serpentine Pavilion em um comunicado de imprensa. "O projeto se caracteriza pela figura do Archer, sob a forma de um feixe curvado em balanço que incorpora as forças de tração através de cabos atirantados entre placas de aço. Embora a arquitetura moderna em Pequim tenha desenvolvido uma série de técnicas poderosas para lutar contra as forças externas de ventos ferozes e terremotos imprevisíveis, as estruturas integrais do Pavilhão visam, como o Mestre do Tai Chi, conquistar o poder de tais forças com suavidade."

Render do Serpentine Pavilion Beijing 2018, projetado por Jiakun Architects. Imagem © JIAKUN Architects
Render do Serpentine Pavilion Beijing 2018, projetado por Jiakun Architects. Imagem © JIAKUN Architects

O projeto foi escolhido por um júri que incluiu:

  • Hans Ulrich Obrist, diretor artístico da Serpentine Galleries
  • Yana Peel, CEO da Serpentine Galleries
  • Sir David Adjaye, menbro do comitê da Serpentine Galleries e fundador do escritório Adjaye Associates
  • David Glover, CEO da Intelligent Engineering e assistente técnico da Serpentine Pavilion Commission
  • Raymond Chow e James Robinson, diretores executivos da Hongkong Land
  • Wang Jianwei, artista
  • Philip Dodd, diretor do Made in China

O primeiro Serpentine Pavilion Pequim será inaugurado em maio de 2018 e permanecerá aberto no WF Central por seis meses.

Via Serpentine Galleries

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "JIAKUN Architects é selecionado para projetar primeiro Serpentine Pavilion fora de Londres" [JIAKUN Architects Selected to Design First Foreign Serpentine Gallery Pavilion in Beijing] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888209/jiakun-architects-e-selecionado-para-projetar-primeiro-serpentine-pavilion-fora-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.