Arquivo pessoal de Álvaro Siza é disponibilizado gratuitamente online

O arquivo pessoal de Álvaro Siza, que compreende obras construídas e não construídas, será disponibilizado online com acesso gratuito, graças à colaboração entre três instituições - a Fundação Serralves, do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e o Centro Canadense de Arquitetura, de Montreal. 

Siza doou seu arquivo às três instituições em 2014 e após três anos de esforços para documentar e armazenar os documentos, a primeira série de arquivos está pronta para acesso público.

O arquivo completo conta com mais de 60 mil desenhos, 500 modelos, 282 cadernos de croquis e uma grande quantidade de material digital que ilustra seus projetos construídos e não construídos. 

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Serralves abrigarão os projetos de Siza em Portugal de 1958 to 2006, ao passo que o CCA ficará responsável pelos projetos internacionais e também aqueles produzidos após 2006.

A partir de fevereiro deste ano, as primeiras partes do arquivo serão disponibilizadas online nas páginas do CCA, da Fundação Serralves e da Fundação Calouste Gulbenkian, incluindo projetos dos anos 1950 e 1960, além da proposta enviada para o concurso IBA em Berlim e os projetos de renovação para Haia, Países Baixos, que datam dos anos 1980.

Entre os projetos disponibilizados agora também estão Bonjour Tristesse; Punt en Komma; a Casa de Chá da Boa Nova; a piscina de Leça das Palmeiras; o Banco Borges & Irmão; a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Porto (FAUP); o Museu Serralves de Arte Contemporânea; a casa de António Carlos Siza; e a renovação da casa do Guarda - casa Vieira de Castro.

Via CCA.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Arquivo pessoal de Álvaro Siza é disponibilizado gratuitamente online" [Álvaro Siza's Full Personal Archive Released for Free Online Browsing] 31 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888131/arquivo-pessoal-de-alvaro-siza-e-disponibilizado-gratuitamente-online> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.