O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista

Vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista

Vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista
Vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista, 1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos
1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos

No dia 18 de dezembro, foram anunciados os projetos vencedores do concurso nacional de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento do Museu Paulista (MP), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O concurso foi lançado no último 7 de setembro, dentro das comemorações do Museu do Ipiranga em Festa. De um total de 13 trabalhos inscritos, nove foram habilitados para a participação. Como critérios de avaliação, foram considerados aspectos como racionalidade, funcionalidade e exequibilidade técnica; respeito às características materiais, estruturais, composição e documentais do edifício; criatividade, solução estética e inovação do projeto; atendimento às especificidades do uso e das soluções de circulação e acessibilidade; e adoção de critérios e soluções de projeto para a sustentabilidade ambiental.

O projeto vencedor foi escolhido por uma comissão julgadora composta de 11 membros indicados pela promotora do concurso, incluindo representantes dos órgãos de tombamento federal, estaduais e municipais, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e por parceiros institucionais, como Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

O júri foi presidido pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro, e formado pela diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima; pela professora do MP, Maria Aparecida de Menezes Borrego; pela museóloga Vera Lúcia Bottrel Tostes; pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Angelo Bucci; pelo presidente do Ibram, Marcelo Mattos Araújo; pelo engenheiro João Appleton; e pelos arquitetos Marcos José Carrilho (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan), Walter Luiz Fragoni (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat), Mariana de Souza Rolim (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp) e Sabrina Studart Fontenele Costa (IAB). O grupo recebeu, ainda, o auxílio de uma comissão técnica composta de especialistas renomados das áreas e coordenada pelo professor Paulo Garcez Marins.

Veja, abaixo, os projetos premiados:

PRIMEIRO LUGAR - H+F Arquitetos

1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos
1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos
1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos
1º lugar. Image Cortesia de H+F Arquitetos

Equipe Arquitetura e Restauro: Eduardo Ferroni, Pablo Hereñú; Amanda Domingues, Anna Beatriz Ayroza Galvão, Camila Paim, Carolina Klocker, Griselda Kluppel, João Pedro Sommacal De Mello, Joséphine Poirot-Delpech, Levy Vitorino, Michele Meneses de Amorim, Olympio Augusto Ribeiro
Consultores: Arnaldo Ramoska (Instalações), Eduardo Léo Kayano (Climatização), Heloísa Maringoni (Estruturas), Marcos Lima Verde Guimarães (Geotecnia), Nilton Miranda (Bombeiros), Ricardo Heder (Iluminação)

SEGUNDO LUGAR - Pires Giovanetti e Guardia + Metropole Arquitetos

2º lugar. Image Cortesia de Pires Giovanetti e Guardia + Metropole Arquitetos
2º lugar. Image Cortesia de Pires Giovanetti e Guardia + Metropole Arquitetos
2º lugar. Image Cortesia de Pires Giovanetti e Guardia + Metropole Arquitetos
2º lugar. Image Cortesia de Pires Giovanetti e Guardia + Metropole Arquitetos

Arquiteto Responsável: Anna Helena Villela, Juca Pires e Silvio Oksman
Equipe: Vito Macchione, Ariel Somekh, Maria Beatriz Aves de Souza, Bruna Lima Caracciolo
Colaboradores: Beatriz Vicino,Luiza Nadalutti
Consultores: Ana Paula Hirata Tanaka (preservação de acervos), Antônio Sérgio Damasco Penna (fundações), Azarias Macedo Junior (Instalações elétricas/spda), Carla Castro de Paula(orçamentos), Cássia Schroeder Buitoni (programação visual), Deborah Arjona Tomé (consultoria bombeiros), Fernanda Carvalho Ferreira Villares (iluminação), Flavio Correia D'Alambert (estrutura metálica), João Batista Dumangin (estrutura concreto/reforços estruturais), Marta Aparecida Tomaz (instalações eléticas/bombeiros), Roberto Akio Hattori(climatização/instalações mecânicas), Tatiana Gentil Machado (programação visual)

TERCEIRO LUGAR - Vigliecca & Associados

3º lugar. Image Cortesia de Vigliecca & Associados
3º lugar. Image Cortesia de Vigliecca & Associados
3º lugar. Image Cortesia de Vigliecca & Associados
3º lugar. Image Cortesia de Vigliecca & Associados

Autores: Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler, Neli Yumi Shimizu
Arquitetos responsáveis: Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler, Neli Yumi Shimizu
Equipe: Fernanda Gomes Trotti, Pedro Ichimaru Bedendo, Carolina Passos, Kelly Cristina Coguetto Bozzato
Colaboradores: Martin Pronczuk Briatore , Santiago Saettone Peña, Paulo Eduardo de Arruda Serra, Luci Tomoko Maie
Consultores: Adriana Tacaco Ozaki Godinho, Maria Luisa Becheroni , Sergio Ricardo Pedrozo De Mello, Yopanan C. P. Rebello, Gustavo Alves Ortega, Christian Hendrik Scheepmaker, Katia Da Silva Veronesi

O Museu do Ipiranga foi fechado à visitação pública em 2013 e, desde então, o prédio vem passando por uma série de intervenções estruturais. Paralelamente, o museu começou a tratar da transferência de seus acervos para viabilizar a execução das obras, tendo sido concluídas e reabertas ao público a Biblioteca e a área de Documentação Histórica e Iconografia.

O vencedor terá o prazo de 12 meses, a contar da assinatura do contrato, para a elaboração do projeto executivo, com um custo de R$ 5,6 milhões. Com o projeto finalizado, a USP poderá efetuar a licitação das obras, que deverão ter início em 2019. A previsão é que o museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental.

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista" 08 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886800/vencedores-do-concurso-de-restauro-do-museu-paulista> ISSN 0719-8906
Ler comentários