O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Seu Acervo divulga os trabalhos de conclusão de curso mais populares de 2017

Seu Acervo divulga os trabalhos de conclusão de curso mais populares de 2017

Seu Acervo divulga os trabalhos de conclusão de curso mais populares de 2017
Seu Acervo divulga os trabalhos de conclusão de curso mais populares de 2017

A plataforma de trabalhos de conclusão de curso de arquitetura Seu Acervo divulgou o resultado da chamada "Trabalho mais popular de 2017", lançada em novembro passado. O objetivo da chamada é ampliar a divulgação do material disponibilizado na plataforma e incentivar que os recém formados interajam com os meios de publicação digitais.

Os vencedores da primeira edição do prêmio são Rogério Oliveira da Costa, do Centro Universitário Belas Artes De São Paulo, Nayara de Paula, da Universidade Anhembi Morumbi, e Hugo Rossini, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Veja os trabalhos premiados a seguir.

via Seu Acervo
via Seu Acervo

1º colocado - Rogério Oliveira da Costa

CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo
CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo

Nome: CCED - Centro Cultural Eldorado
Autor: Rogério de Oliveira Costa
Data: 2015
Orientador: Ricardo Ruiz Martos
Instituição: Centro Universitário Belas Artes De São Paulo (FEBASP)

Do autor: "A cultura como agente de transformação do espaço. Localizado em Diadema - São Paulo, região do Grande ABC Paulista, o bairro Eldorado sustenta e incentiva cada vez mais a manifestação, expressão e produção cultural, traduzindo e tomando isto como identidade durante anos e até os dias de hoje, tornando-se justamente conhecido desta forma na cidade. Apesar disto, Eldorado ainda enfrenta grandes problemas, por exemplo, intensa ocupação irregular em área de manancial, índice elevado de violência, falta de planejamento urbano e ausência de espaços públicos de qualidade.
O resultado deste conjunto de fatores negativos, além das consequências físicas e ambientais para o bairro, é a ausência do sentimento de pertencimento do local em relação aos moradores. Diante deste quadro, a cultura, aliada a arquitetura, sugere uma importante estratégia para atuar na requalificação da área ocupada irregularmente ao longo de um dos braços da represa Billings. O resgate histórico, a consolidação da identidade local, a experiência e sensações do espaço público e a indução ao respeito à natureza são as principais características do projeto que propõe a implantação do CCED, na busca por uma transformação efetiva das condições espaciais e sociais e que reforcem as relações humanas e a interação do indivíduo com o bairro, fazendo deste projeto principal instrumento para requalificação do local para retomar nos habitantes o antigo sentimento de apropriação e pertencimento ao bairro."

CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo CCED - Centro Cultural Eldorado, por Rogério Oliveira da Costa. Image via Seu Acervo + 17

Saiba mais sobre o trabalho, aqui.

2ª colocada - Nayara de Paula

Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo
Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo

Nome: Escola-Parque em Praia Grande
Autora: Nayara da Silva Paula
Data: 2017
Orientador: Sarkis Sergio Kaloustian
Instituição: Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Da autora: "A Escola-Parque de Praia Grande se localiza num bairro periférico da cidade, ocupa e recupera ambientalmente um terreno de 24 mil m² cercado por mata atlântica, e fica dentro dos limites especificados pelo plano diretor como área de desenvolvimento sustentável. Trás uma proposta de integração, materialização e aperfeiçoamento de um projeto chamado SuperEscola, pré-existente há 3 anos na cidade. Propõe uma síntese do que há de melhor na evolução da educação no contexto brasileiro, passando pelas escolas de Anísio Teixeira, Hélio Duarte, os CIEPs e CEUs, até a pedagogia Waldorf e os conceitos de antroposofia, e tem como objetivo impactar não só seus alunos, mas toda uma comunidade e o entorno em que está inserida, através de ações co-participantes. O complexo educacional é formado por duas edificações dispostas em torno de uma grande área de brincadeiras ao ar livre, que se destinam ao jardim de infância e ao primário, e por uma terceira edificação, maior e voltada para um lago, abrigam as atividades do Ensino Médio e Fundamental. As edificações são construídas em madeira reflorestada laminada e colada. As lajes, cobertura e piso são em placas OSB. marcam a volumetria grandes beirais e varandas no perímetro de todas as salas de aulas, em alusão à arquitetura vernacular praiana, e também como um elemento de integração e continuidade entre o interior e o exterior. As vedações são em portas pivotantes de correr do tipo muxarabi, que além de expressar um forte apelo estético, também permitem a passagem de ar e iluminação natural, o que melhora substancialmente a eficiência energética, e proporciona maior liberdade de layout e flexibilidade de uso pelo usuário. Todas as coberturas são ajardinadas e há um lago com o intuito de controlar a drenagem e recuperar o terreno da erosão (pois está inserido numa área alagável). Como sistemas complementares também se faz uso de energia solar, cisternas para reúso de água, reciclagem de resíduos, horta e sistema de compostagem."

Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo Escola-Parque em Praia Grande, por Nayara da Silva Paula . Image via Seu Acervo + 17

Saiba mais sobre o trabalho, aqui.

3º colocado - Hugo Rossini

O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo
O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo

Nome: O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo
Autor: Hugo Rossini Costa Longa
Data: 2016
Orientadores: Maria Isabel Villac, Pedro Nosralla
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

Do autor: "Localizado no terreno do Parque Augusta, o projeto discute o direito à cidade e o uso público de seus espaços se apoiando no conceito do desejo. As diversas dinâmicas pré-existentes no Baixo Augusta sugerem o programa do projeto, que busca ser um espaço para a liberdade que promova o encontro e acolha discussões e manifestações do campo político e cultural. Direcionado a coletivos, artistas, estudantes e grupos de música, dança e teatro, o programa oferece espaços para ensaios, oficinas, aulas e práticas das diversas áreas, além de uma grande sala de apresentações e um edifício com habitações temporárias para acomodar seus usuários. A arquitetura tem como partido as pré-existências da mata do Parque Augusta e o portal do antigo colégio Des Oiseaux. Os edifícios projetados ocupam as bordas do terreno liberando o centro para uma grande praça pública que dá acesso às árvores e aos edifícios. A praça é construída sobre em uma grande laje que nivela o terreno e possibilita a livre ocupação e circulação das pessoas em sua superfície, e um subsolo também de uso público com biblioteca e salas de exposição e cinema."

O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo O desejo na cidade. A expressão da vida pública no espaço urbano contemporâneo, por Hugo Rossini. Image via Seu Acervo + 17

Saiba mais sobre o trabalho, aqui.

Conheça a plataforma Seu Acervo aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Seu Acervo divulga os trabalhos de conclusão de curso mais populares de 2017" 09 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886497/seu-acervo-divulga-os-trabalhos-de-conclusao-de-curso-mais-populares-de-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.