Allies and Morrison vence concurso para restauro da Mansão Clandon Park em Surrey

A empresa britânica Allies and Morrison foi selecionada como vencedora de uma competição internacional para "restaurar, reimaginar e reconstruir" a histórica mansão Clandon Park em Surrey, na Inglaterra, trazendo o imóvel do Parque Nacional de volta à vida depois de ter sido gravemente danificado pelo fogo em 2015.

Selecionado de uma lista restrita de estrelas, a proposta de Allies e Morrison foi elogiada pelo júri por sua abordagem audaciosa e equilibrada e sua capacidade de "respeitar a qualidade e o caráter da mansão em seu cenário histórico". O júri considerou clara e profunda a proposta, enquanto fornece um nível adequado de drama e emoção.

Allies and Morrison vence concurso para restauro da Mansão Clandon Park em Surrey - Mais Imagens+ 16

Sala Palladio. © Allies and Morrison

"Encontrar o arquiteto certo para restaurar o Clandon Park é um marco muito significativo na história do Clandon Park", disse Sandy Nairne CBE FSA, Fiduciária do National Trust, ex-diretor da National Portrait Gallery e presidente do júri. "O fato de muitos terem Clandon perto de seus corações tem estado em nossas mentes quando pensamos em seu futuro. A seleção unânime de Allies e Morrison resultou de sua sensível resposta ao briefing, que coincide com o compromisso do National Trust de fazer o que é melhor para a mansão, seus interiores sobreviventes e a propriedade mais ampla".

Um terraço recém-imaginado diretamente acima do Salão de Mármore. © Allies and Morrison
© National Trust Images, James Dobson

"Nossa abordagem é sobre o equilíbrio; reestruturando meticulosamente os espaços historicamente significativos, enquanto outros exploram o caráter extraordinário das maciças paredes de tijolos ", comentou Paul Appleton, sócio dos Allies and Morrison. "Novos andares e tetos são encaixados nesta matriz robusta para reordenar e redefinir, mas apenas tanto quanto é necessário para criar espaços atemporais sem apagar as marcas do tempo. De um Salão de Mármore restaurado, através da série de grandes salas no piso principal, para um novo espaço crescente que liga o piso inferior a um novo terraço, cada elemento desempenha sua própria parte. "

Espaço da galeria com novos andares, tetos e paredes inseridos na matriz existente de paredes de tijolos. © Allies and Morrison
Corte Longitudinal do interior revelando o equilíbrio de espaços historicamente importantes e a manutenção das paredes de tijolos © Allies and Morrison

"É difícil imaginar um projeto arquitetônico que atenda mais diretamente à questão de como respondemos ao nosso patrimônio", continuou Appleton. "Nos sentimos enormemente privilegiados em trabalhar com o National Trust para revelar a história que Clandon Park tem que contar e começar, juntos, a tecer planos para o seu futuro em torno da evidência extraordinária de seu passado".

Fachadas Sul e Leste, Clandon Park © National Trust Images, John Miller
©National Trust Images, Andreas von Einsiedel

Allies and Morrison trabalharão agora em estreita colaboração com o National Trust para desenvolver o conceito proposto em um projeto final. Os arquitetos convidaram o colega finalista Purcell para se juntar como arquiteto de conservação, com o engenheiro estrutural Price & Myers e o engenheiro de serviços Max Fordham. Um arquiteto paisagista será selecionado após o desenvolvimento do projeto.

A competição foi organizada pela Malcolm Reading Consultants. Encontre todas as propostas selecionadas aqui.

Para mais informações, visite www.nationaltrust.org.uk/clandon-park.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Allies and Morrison vence concurso para restauro da Mansão Clandon Park em Surrey" [Allies and Morrison Wins Competition to Restore and Renovate Clandon Park Mansion in Surrey] 24 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886001/allies-and-morrison-vence-concurso-para-restauro-da-mansao-clandon-park-em-surrey> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.