Manuel Aires Mateus é reconhecido com o Prêmio Pessoa 2017

O arquiteto português Manuel Aires Mateus, sócio-fundador do escritório Aires Mateus, ao lado de seu irmão Francisco, foi reconhecido com o Prêmio Pessoa 2017, uma iniciativa do jornal português Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em sua 31ª edição.

O júri do prêmio reconheceu a arquitetura de Aires Mateus como “moderna, abstrata e contemporânea”, no entanto, destaca que sua abordagem "parte de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar”.

“A construção de formas e volumes é feita com um caráter inovador, por subtração de matéria, esculpindo vazios, contrariando assim o sentido clássico do projetar”, afirmam os jurados. E complementam: "na obra doméstica e na recuperação de edifício é raro provocar ruturas, mas não cede a mimetismos fáceis, conseguindo estabelecer uma continuidade entre passado e atualidade."

Casa em Fontinha / Manuel Aires Mateus + SIA arquitectura. Image © Fernando Guerra | FG+SG

O prêmio foi concedido pela primeira vez em 1987 ao historiador José Mattoso, e desde então foram reconhecidos o poeta António Ramos Rosa, a pianista Maria João Pires, os investigadores António e Hanna Damásio, o neurocirurgião João Lobo Antunes e o arquiteto Eduardo Souto Moura, entre outros.

Sede EDP / Aires Mateus. Image © Juan Rodriguez

Integraram o júri do Prêmio Pessoa 2017 Francisco Pinto Balsemão (Presidente), Emídio Rui Vilar (Vice-Presidente), Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião e Rui Vieira Nery.

Fonte: RTP

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Manuel Aires Mateus é reconhecido com o Prêmio Pessoa 2017" 20 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885643/manuel-aires-mateus-e-reconhecido-com-o-premio-pessoa-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.