Casa W / KC Design Studio

Casa W / KC Design Studio - Imagem 2 de 31Casa W / KC Design Studio - Imagem 3 de 31Casa W / KC Design Studio - Imagem 4 de 31Casa W / KC Design Studio - Imagem 5 de 31Casa W / KC Design Studio - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos de interiores: KC Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:SAM
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Buster and Punch
  • Arquiteto Responsável: Kuan-Huan Liu, Chun-Ta Tsao
  • Outros Participantes: KC Team
Mais informaçõesMenos informações
Casa W / KC Design Studio - Imagem 5 de 31
© SAM

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de 50 anos esta localizada em um bairro residencial de alta densidade habitacional com casas típicas de Taiwan. Por conta de sua geometria retangular, a casa apresenta problemas com falta de iluminação natural, além da proximidade com as casas vizinhas que trazem problemas de segurança e privacidade. Somado à esses problemas, a casa está localizada próxima a atrações turísticas da cidade e mercados noturnos, o que causa problemas com barulho.

Casa W / KC Design Studio - Imagem 29 de 31
Diagrama

Considerando a falta de privacidade e a possibilidade de ter boas vistas, a casa foi desenhada voltada para dentro e para cima. Na fachada frontal há um deslocamento da área fechada para dentro do lote, liberando espaço para a criação de uma área semi aberta que faz a transição do interno com o externo. O uso de uma malha semitransparente recortada por algumas janelas define uma barreira que permite a luz natural e ventilação para dentro e garante privacidade. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 23 de 31
© SAM

Ao se remover a cobertura da parte frontal da casa, esses espaços semi abertos, que acontecem nos três níveis diferentes, estão interligados. Esta varanda no piso térreo funciona como entrada da casa, enquanto no segundo andar ela se transforma na extensão da área de brincar das crianças e no terceiro é um jardim privativo do quarto principal. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 31 de 31
Fachada e Corte

Iluminação e ventilação são duas preocupações para garantir o bem estar dos moradores. Grandes aberturas nas fachadas da frente e dos fundos da casa e um átrio no centro garantem luz natural e ventilação cruzada em todos os cômodos. O átrio central é marcado pelo piso de vidro que permite a iluminação chegar até o piso térreo, não perdendo área útil e dando continuidade à planta. A escada tem sua lateral vedada com placas perfuradas o que também auxilia na iluminação dos ambientes internos.  

Casa W / KC Design Studio - Imagem 2 de 31
© SAM

A varanda que existiria na parte de trás da casa é retirada e a distância entre a casa e seus vizinhos aumenta de 40 a 90 centímetros. Os banheiros, localizados na parte dos fundos da casa, têm divisões de vidro, permitindo o máximo de luz natural nos ambientes. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 30 de 31
Planta

Cada piso é pensado como uma planta livre de forma que todos os armários são localizados nas paredes, otimizando ao máximo o uso do ambiente interno, uma vez que a casa tem uma largura de 3.7m. O piso tem acabamento em madeira e as paredes em cimento. Outros materiais utilizados incluem aço inoxidável e vidro. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 3 de 31
© SAM

As tonalidades de branco e cinza criaram uma ambiência original que auxilia na iluminação interna dos ambiente ao refletir a luz do sol pela casa, assim como os planos de vidro e seus reflexos. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 4 de 31
© SAM

O reforço estrutural com colunas e vigas é feito sem intenção de ser encoberto, permitindo a coexistência da estrutura nova e antiga, o que conforma uma qualidade espacial única nesta reforma de edifício. 

Casa W / KC Design Studio - Imagem 9 de 31
© SAM

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa W / KC Design Studio" [House W / KC Design Studio] 28 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885610/casa-w-kc-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.