Lançamento Livro Sergio Rodrigues / Designer

Livro será lançado dia 14.12 na loja Dpot e busca contextualizar a produção do designer no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dessa produção sob a perspectiva do desenho.

São Paulo, 2017 - No próximo dia 14.12, a BEĨ Editora lança o livro “Sergio Rodrigues/Designer”. Não se trata de uma biografia de Sergio, tampouco de um catálogo raisonné. Organizado por Baba Vacaro - que também assina os textos - e Fernando Mendes, e com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, a obra pretende contextualizar a produção de Sergio Rodrigues no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dela sob a perspectiva do desenho, agrupando alguns conjuntos de soluções de projeto segundo seus principais aspectos formais e construtivos.

Quando desenhou a poltrona Mole, um ícone do design, Sergio Rodrigues contava que ao desenhá-la rabiscou também um boneco largado, deitado no móvel. Imediatamente pensou: “Isso vai dar certo”, porque percebeu que o boneco estava “contente” lá dentro. Essa pequena passagem condensa a forma como o designer trabalhava: criava personagens e imaginava histórias para cada peça, que pouco a pouco se apropriavam do produto, o qual era então redesenhado à luz dessas criações. Essa maneira curiosa de criar é mais uma faceta da figura singular que foi Sergio Rodrigues.

Nesse contexto, o livro “Sergio Rodrigues / Designer”, da BEĨ Editora, aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, os detalhes construtivos, o móvel no espaço arquitetônico e também a presença da figura humana que, além de proporcionar a percepção da escala da peça, representa a intenção do designer, indica o “modo de usar”, sugere a ambiência e, muitas vezes, propõe uma narrativa que vai além do produto. Sergio se definia como um desenhista de móveis de madeira, mas sua abordagem, que unia intuição e afetividade à investigação de questões de uso, forma e adequação ao espaço arquitetônico, fez dele um designer no sentido pleno do termo.

LIVRO I SERGIO RODRIGUES / DESIGNER
1ª Edição – BEĨ Editora
Organização I Baba Vacaro e Fernando Mendes
Texto I Baba Vacaro
Edição bilíngue | Português e inglês
Tradução Anita Di Marco e Ann Puntch
Ensaio Fotográfico I Fernando Laszlo

146 páginas
ISBN I 978-85-7850-119-8
Preço de capa | R$120

SERVIÇO – EVENTO DE LANÇAMENTO
Local I Loja Dpot - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479
Data I 14.12
Horário I 18h às 21h
Aberto ao público.

SOBRE A BEĨ
A palavra BEĨ “um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado. www.bei.com.br.

Informações à imprensa – BEĨ Editora
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br
Telefone – 11 2776-0230

  • Título

    Lançamento Livro Sergio Rodrigues / Designer
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    BEI Editora
  • De

    14 de Dezembro de 2017 06:00 PM
  • Até

    14 de Dezembro de 2017 09:00 PM
  • Onde

    DPOT
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento Livro Sergio Rodrigues / Designer" 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885228/lancamento-livro-sergio-rodrigues-designer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.