VTN Architects projeta pavilhão de bambu para um restaurante na China

O escritório VTN Architects divulgou seu projeto para o Restaurante Ting XI Bamboo em Xiamen, na China, que já está com as obras bem encaminhadas.

Localizado em uma área arborizada próximo ao centro da cidade costeira de Xiamen, o escritório o bambu - material com o qual já tem familiaridade - para criar um espaço interno flexível capaz de abrigar uma diversidade de eventos.

VTN Architects projeta pavilhão de bambu para um restaurante na China - Mais Imagens+ 6

Vista interna. Cortesia de VTN Architects

O pavilhão de bambu é construído a partir de 14 colunas de bambu espaçadas a 8 metros de distância que sustentam uma cobertura de 14 metros de largura. À medida que as colunas se elevam, os arcos de bambu baixam dramaticamente em quatro direções, dando a impressão de que os interiores foram escavados em um volume sólido.

"A cobertura, que tem altura máxima de 6,4 metros, permite que a luz natural penetre no interior e crie uma atmosfera agradável nesse espaço dinâmico", explicam os arquitetos. "O espaço interno ligeiramente curvo permite que as pessoas vejam as estruturas de quadros em camadas, o que aumenta a percepção do usuário sobre a profundidade do espaço."

Vista diurna. Cortesia de VTN Architects
Vista diurna. Cortesia de VTN Architects

Atrás da área pública, um edifício de tijolos de forma triangular abriga as funções da casa, como banheiros, cozinha, sala de pessoal e armazenamento. Este segundo pavilhão foi projetado para ser compacto e se localiza sob os beirais do pavilhão de bambu, permitindo que a estrutura maior receba mais atenção.

Em muitos dos projetos de bambu do VTN, os interiores permanecem abertos, mas para o restaurante Ting Xi, o espaço precisava ser climatizado. Isso exigiu a instalação se superfícies de vidro entre as colunas e as paredes, encaixando-se perfeitamente na curvatura da estrutura de bambu. 

Construção. Cortesia de VTN Architects
Construção. Cortesia de VTN Architects
Construção. Cortesia de VTN Architects

O bambu utilizado no projeto foi tratado com uma técnica vietnamita tradicional para melhorar naturalmente a qualidade e durabilidade do material. Tijolos tradicionais da região foram usados na parte posterior do pavilhão.

A construção do Restaurante Ting Xi Bamboo tem conclusão prevista para o fim de 2017. 

Via VTN Architects

Térreo. Cortesia de VTN Architects
  • Arquitetos

    Vo Trong Nghia
  • Localização

    Xiamen, Fujian, China
  • Arquitetos do projeto

    Hidetoshi Sawa, Le Phuong Uyen, Nguyen Van Thien
  • Cliente

    XIAMEN JUN HAO REAL ESTATE DEVELOP CO.,LTD
  • Construção em bambu

    VTN architects (Vo Trong Nghia Architects)
  • Área do terreno

    1.150 m²
  • Área

    480 m²
  • Fotografias

    Courtesy of VTN Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "VTN Architects projeta pavilhão de bambu para um restaurante na China" [VTN Architects Creates Airtight Bamboo Pavilion in Xiamen] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885065/vtn-architects-projeta-pavilhao-de-bambu-para-um-restaurante-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.