Proposta vencedora para parque escava terreno celebrando a jornada de lendário general coreano

As equipes do Simplex Architecture, Dongsimwon e studio201 foram selecionadas como vencedoras do Concurso Internacional para o Parque Memorial Yisabu Dokdo. A competição internacional pediu aos arquitetos que criassem um novo memorial e parque monumental na cidade de Samcheok, Coréia do Sul, que contaria a história da viagem realizada pelo lendário general Yisabu às ilhas de Usanguk e Dokdo em 512 DC. Localizado em um terreno de 24.600 metros quadrados e vista ao Mar do Japão, o projeto servirá de centro de educação, experiência e turismo junto aos elementos essenciais da terra e da água, assim como os cinco sentidos.

Proposta vencedora para parque escava terreno celebrando a jornada de lendário general coreano - Mais Imagens+ 7

Cortesia de Simplex Architecture

Intitulado "Disclosed Nature" (natureza revelada), o projeto vencedor visa destacar as qualidades ambientais inerentes ao terreno, além de integrar as históricas arquiteturas da estação de bombeiros, templo e centro comunitário existentes. O projeto faz isso parcelando conceitualmente o território em três "naturezas": natureza topográfica (terra revelada), natureza hidrológica (mar revelado) e natureza geográfica (regionalmente revelada).

A "natureza topográfica" envolve a escavação do terreno de modo a revelar a topografia histórica local, evocando imagens de como teria aparecido durante a jornada de Yisabu há mais de 1.500 anos. Para a "natureza hidrológica", os arquitetos reintroduzem a água no espaço, novamente referenciando o mar e criando oportunidades à educação, experiência e lazer no museu e parque. Através da "natureza geográfica", a equipe pretende celebrar os valiosos bens culturais e históricos já localizados no espaço, melhorando-os através de novas relações com a paisagem local.

Cortesia de Simplex Architecture
Implantação. Cortesia de Simplex Architecture

Além do planejamento geral e remodelação das estruturas existentes, o projeto introduz quatro novos elementos arquitetônicos ao terreno: o Centro de Informação Turística, o Memorial de Yisabu, Espaço de experiências Dokdo e Vila da Cultura e Arte.

Servindo de entrada ao novo Parque Memorial Yisabu Dokdo, o Centro de Informação Turística trará visitantes ao longo de um passeio arquitetônico a partir do nível da rua ao memorial, além de fornecer informações educacionais e turísticas.

Localizado ao fundo de um sereno jardim aquático, o Memorial Yisabu oferecerá espaço dedicado à galeria de exposições e eventos educacionais. Um lobby de entrada com pé-direito duplo recebe os visitantes, enquanto um relaxante lounge proporcionará às pessoas um espaço para contemplar a paisagem da praça de pedra.

Do outro lado da praça, dois edifício conformam o Espaço de Experiência Dokdo onde serão exibidos grandes modelos físicos e exposições históricas. Na ala norte, uma rampa conduzirá os visitantes ao segundo pavimento, onde as exposições podem ser vistas de cima. A partir daqui, uma ponte se conectará à ala sul, onde um café e espaço multiuso serão localizados.

Cortesia de Simplex Architecture
Cortesia de Simplex Architecture

O elemento final, a Vila da Cultura e da Arte, será construída entre uma série de volumes existentes, bem fechados e com pouco espaço aberto. Os arquitetos propõem desconstruir alguns dos muros existentes para criar novos espaços abertos, enquanto renovam os demais edifícios para tornarem-se mais abertos e flexíveis às pessoas em uma variedade de atividades.

Saiba mais sobre o projeto e conheça todas as propostas finalista, aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Proposta vencedora para parque escava terreno celebrando a jornada de lendário general coreano" [Winning Yisabu Dokdo Memorial Park Entry Excavates Site to Celebrate the Journey of Legendary Korean General] 06 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884931/proposta-vencedora-para-parque-escava-terreno-celebrando-a-jornada-de-lendario-general-coreano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.