A geometria hipnótica de La Grande-Motte, pelas lentes de Roberto Conte e Stefano Perego

© Stefano Perego

O que acontece quando um arquiteto busca inspiração tanto nas pirâmides da Mesoamérica quanto na modernidade de Oscar Niemeyer... e se este arquiteto fosse contratado para projetar um masterplan de um resort utópico na beira mar? O resultado disso é o La Grande-Motte, um povoado no sul da França. Os fotógrafos Roberto Conte e Stefano Perego compartilharam uma seleção de fotografias de retratam a experiência espacial neste singular povoado.

© Roberto Conte
© Stefano Perego

Declaração dos fotógrafos Roberto Conte e Stefano Perego. La Grande-Motte é um balneário popular localizado no sul da França, no arrondissement de Montpellier. Mas isso não significa que este seja um balneário comum.

© Stefano Perego

Toda a área foi projetada e construída entre 1960 e 1975 por um único arquiteto, Jean Balladur. Ele foi um homem visionário, que - com exceção das obras de alguns artistas envolvidos pelo arquiteto - basicamente projetou cada detalhe de La Grande-Motte em mais de 400 hectares: dos edifícios (grandes e pequenos) até a largura das vias, vegetação, altura das calçadas e todo o mobiliário urbano. Embora cada edifício tenha um projeto específico e uma geometria concreta única, é evidente que eles foram projetados pela mesma pessoa.

© Roberto Conte

Pirâmides, triângulos, círculos, meio círculos e omegas, La Grande-Motte se apresenta como um caleidoscópio de formas e padrões, uma verdadeira experiência visual hipnótica cheia de surpresas de grande e pequena escala - definitivamente um lugar inspirador, incomum e de alguma forma desafiador para nós, como fotógrafos, decididos a representar sua complexidade geométrica e extravagância formal.

© Roberto Conte

Primeiramente, Balladur recebeu críticas severas, mas com o passar do tempo (e o crescimento das árvores nas áreas verdes planejadas) o projeto foi se transformando e, desde 2010, a La Grande-Motte foi elevada ao patamar de "Patrimoine du XXème sècle" (Patrimônio do século XX ) na França.

© Roberto Conte
© Roberto Conte
© Stefano Perego
© Stefano Perego
© Roberto Conte
© Stefano Perego
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "A geometria hipnótica de La Grande-Motte, pelas lentes de Roberto Conte e Stefano Perego" [Photos That Capture The Hypnotic Geometries of La Grande-Motte] 07 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884763/a-geometria-hipnotica-de-la-grande-motte-pelas-lentes-de-roberto-conte-e-stefano-perego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.