O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  • 15:00 - 2 Dezembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar
Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado

O projeto do sétimo estádio sede que está sendo construído para a Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar acaba de ser apresentado. Projetado por Fenwick Iribarren Architects, o Estádio Ras Abu Aboud será construído utilizando a estrutura de uma série de contêineres reciclados, possibilitando uma montagem rápida e eficiente da estrutura além de que, após a realização do evento, poderá ser desmontado e transportado para outro local.

Cortesia do Comitê de Execução e Legado Cortesia do Comitê de Execução e Legado Cortesia do Comitê de Execução e Legado Cortesia do Comitê de Execução e Legado + 15

"Este tipo de instalação proporciona um legado perfeito, capaz de ser desmontado e reconstruído em outros locais onde podem vir a ser realizados outros grandes eventos esportivos e culturais", disse H.E. Hassan Al Thawadi, Secretário Geral do Comitê de Execução e Legado do evento. "Além disso, o estádio proporcionará a atmosfera que os fãs esperam em uma Copa do Mundo mas que será construído de forma sustentável e sem precedentes. Ficamos impressionados com este projeto e com a certeza de que o Ras Abu Aboud se tornará um modelo para projetos futuros de mega-eventos como a Copa do Mundo da Fifa".

Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Localizado em um terreno à beira-mar de 450 mil metros quadrados, no porção sudeste de Doha, o estádio com capacidade para 40.000 expectadores foi concebido a partir de uma série de blocos modulares, estruturas que refletem a linguagem arquitetônica do entorno portuário do estádio. Os contêineres serão adaptados para abrigar os distintos elementos do programa do estádio, assim como escadas, lojas e sanitários.

A modularidade do projeto também resulta em uma economia de materiais, proporcionando menos desperdício e a redução da pegada de carbono em comparação com as tradicionais técnicas construtivas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de construção em até três anos. O estádio visa alcançar uma certificação de quatro estrelas do Global Sustainability Assessment System (GSAS).

Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado

"Ficamos contentes por participar de outro projeto para a Copa do Mundo da FIFA de 2022 e estamos muito orgulhosos de que o projeto para o Estádio Ras Abu Aboud fique marcado na história como o primeiro estádio móvel e reutilizável da Copa do Mundo da FIFA", comentou o sócio e arquiteto da FI-A, Mark Fenwick. "Temos a certeza de que este conceito inovador e sustentável será uma fonte de inspiração para os arquitetos do mundo todo, que poderão pensar em edifícios interessantes arquitetonicamente, que oferecem novas possibilidades e deixam importantes legados para o futuro da arquitetura".

Localizado a apenas 1,5 km do Aeroporto Internacional Hamad em Doha, o estádio será facilmente acessível aos visitantes através de uma estação própria da Linha Ouro do transporte público do Qatar além de uma estação marítima de barco-táxi de Doha.

Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado
Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Vários estádios da Copa do Mundo estão atualmente em construção em todo o país, incluindo o Estádio Al Thumama projetado por Ibrahim M Jaidah e Heerim, o Estádio Lusail projeto de Foster + Partners (onde serão realizadas cerimônias de abertura e encerramento) e o Estádio Al Wakrah por Zaha Hadid Architetcts.

News via The Supreme Committee for Delivery & Legacy

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar" [A Modular, Demountable Stadium Built From Shipping Containers Will Be Erected for Qatar 2022 World Cup] 02 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884622/estadio-desmontavel-de-conteineres-e-o-mais-novo-projeto-para-a-copa-do-mundo-de-2022-no-qatar> ISSN 0719-8906