Starship Chicago: documentário busca evitar que edifício icônico de Chicago seja demolido

Em meio aos enormes arranha-céus que fazem o centro de Chicago parecer uma cortina de aço e vidro, uma estrutura cilíndrica e até mesmo estranha se destaca: o Thompson Center de Helmut Jahn. Inaugurado em 1985, o edifício foi construído para abrigar a sede de diversas agências e companhias do estado de Illinois, e seu projeto seguia a cartilha dos edifícios corporativos: paredes de vidro para conotar transparência e um grande átrio. Os espaços internos, no entanto, causaram cero espanto na época; elementos vermelhos, azuis e brancos fugiam à regra e foram concebidos para, ao mesmo tempo, provocar e chocar.

A opção pelos fechamentos em vidro causou, desde a inauguração do edifício, o superaquecimento dos espaços internos, além do material e forma refletirem os raios do sol diretamente nos espaços de trabalho. O projeto incomodou tanto o público quanto os críticos da época, sendo alvo constante da imprensa. 

Com o passar dos anos, Chicago aos poucos se acostumou com a presença do Thompson Center. Embora ainda gere controvérsia, a percepção do edifício mudou para muitas pessoas, passando de um objeto estranho e incômodo para uma espécie de "espaçonave", motivo de orgulho para a cidade, que se coloca cada vez mais como um centro mundial da arquitetura.

No entanto, o Thompson Center está em perigo. A manutenção do edifício cessou lentamente, e a estrutura exige agora reparos estimados em US$ 327 milhões. Com o descasque da pintura, o desmoronamento de mármore e um terreno que vale muito para o mercado imobiliário, muitas pessoas - incluindo o governador de Illinois, Bruce Rauner, e o prefeito de Chicago, Rahm Emanuel - estão empenhadas em vender o edifício e demolir este marco arquitetônico de Chicago.

Cortesia de Nathan Eddy

Nathan Eddy captura a história do Thompson Center e a luta pela remodelação em seu documentário, Starship Chicago. O filme de 16 minutos estreou no Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã e fala com Helmut Jahn e o ex-governador do Illinois James R Thompson, além de proeminentes arquitetos, críticos e conservacionistas de Chicago, para discutir suas opiniões sobre o passado e o futuro do icônico edifício.

O Thompson Center representa um momento único e um contraste com os arranha-céus retilíneos característicos de Chicago. Seu interior celebra o vigor da estrutura com cores e um átrio imenso. Este é um momento crucial na vida do edifício, e Starship Chicago oferece ao espectador um vislumbre da rica história do edifício e sua situação atual.

Cortesia de Nathan Eddy
Sobre este autor
Cita: Abourezk, Alya. "Starship Chicago: documentário busca evitar que edifício icônico de Chicago seja demolido " 01 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884589/starship-chicago-documentario-busca-evitar-que-edificio-iconico-de-chicago-seja-demolido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.