Projeto "A arquitetura como direito humano" de EA-HR é premiado na Bienal do Chile

Na recente XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile denominada "Diálogos Impostergables", a organização internacional fundada pelo arquiteto chileno Jorge Lobos, Arquitectura Emergencia y Derechos Humanos (EA-HR.ORG), obteve o Prêmio MASISA pela Melhor Proposta Profissional.

Cortesía de XX Bienal de Chile
Cortesía de XX Bienal de Chile

EA-HR, do inglês Emergency Architecture and Human Rights, é uma organização internacional sem fins lucrativos localizada em Copenhague, Roma e Santiago do Chile, que reune arquitetura, arte e ciências sociais. Atualmente encontra-se trabalhando na construção de escolas com sacos de areia para receber crianças da Síria e da Jordânia na vila de Za ́atari, localizada nos arredores do campo de refugiados a 10 km da fronteira com a Síria.

Cortesía de XX Bienal de Chile
Cortesía de XX Bienal de Chile

Durante os dias em que ocorreu a Bienal de Arquitetura em Valparaíso, os visitantes tiveram a chance de ver e participar no processo de construção de uma dessas salas de aula e assistir a uma palestra de Jorge Lobos na qual o arquiteto destaca que ele e sua equipe não se definem como "arquitetos humanitários", mas simplesmente como arquitetos cujos clientes possuem menos dinheiro. Além disso, explicou a ideia principal que estrutura o trabalho da EA-HR; a Arquitetura como Direito Humano:

Nós nos perguntamos por que a arquitetura está ausente em certos processos, quando a arquitetura é parte do conhecimento humano. O conhecimento humano é coletivo. Não pertence a nenhum indivíduo. Todos, de alguma forma ou outra, dependemos do conhecimento dos demais. A criação do conhecimento e da arquitetura, dentro dessa lógica, nos parece que pertence à humanidade. Nessa dimensão, nos parece que a arquitetura é um direito humano.

100 Salones de Clase para Niños Refugiados / Emergency Architecture & Human Rights

16 La guerra de Siria ha desplazado a millones de personas, la mayoría de ellos niños, la mayoría de ellos sin posibilidad de estudiar por la falta de escuelas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Projeto "A arquitetura como direito humano" de EA-HR é premiado na Bienal do Chile" [La arquitectura como derecho humano de EA-HR obtuvo Premio MASISA en la Bienal de Chile] 02 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884552/projeto-a-arquitetura-como-direito-humano-de-ea-hr-e-premiado-na-bienal-do-chile> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.