Franca Helg: a articulação entre os preceitos modernos e as preexistências arquitetônicas

Franca Helg nasceu em MIlão em 1920. Constituiu parte ativa da geração de arquitetos e intelectuais que protagonizou a reconstrução física e cultural das cidades italianas após a Segunda Guerra Mundial. 

Helg trabalhou e desenvolveu um interessante processo de inversão e articulação dos preceitos modernos com modelos tradicionais de produção industrial e preexistências arquitetônicas nas cidades.

Introduziu importantes mudanças nos modos de conceber, visualizar e difundir os caminhos de re-socialização da arquitetura, bem como os processos e padrões de produção de objetos de design. 

Em 1952, Franca Helg e Franco Albini passaram a trabalhar juntos e percorreram um prolífico e bem sucedido caminho profissional no campo do projeto arquitetônico, reabilitação e reprogramação de edifícios históricos, planejamento urbano e desenho industrial.

Pesquisa e criatividade foram grandes aliados na sociedade entre Albini e Helg, que compartilhavam do objetivo de integrar oficio artesanal nos processos de produção em massa. 

Veja a biografia completa de Franca Helg aqui.

* Texto por Cecilia Kesman, cortesia de Un Día | Una Arquitecta

Sobre este autor
Cita: Kesman, Cecilia. "Franca Helg: a articulação entre os preceitos modernos e as preexistências arquitetônicas" [Franca Helg: la articulación entre los preceptos modernos y las preexistencias arquitectónicas] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884199/franca-helg-a-articulacao-entre-os-preceitos-modernos-e-as-preexistencias-arquitetonicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.