O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos

Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos

  • 15:00 - 23 Novembro, 2017
  • por Brandon Hubbard
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos
Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos , Wieden+Kennedy NY / WORKac © Bruce Damonte
Wieden+Kennedy NY / WORKac © Bruce Damonte

Este artigo foi originalmente publicado pelo The Architect's Guide como "5 Techniques To Land A Job With The World's Most Competitive Architecture Firms."

Segundo alguns dos mais importantes escritórios de arquitetura do mundo, e que pude descobrir através de uma entrevista com 7 perguntas sobre o que se procura avaliar em uma entrevista de emprego, a qualidade dos documentos que compõe seu portfólio é o que realmente importa.

Entretanto, para ser aceito nos escritórios mais concorridos, nem mesmo um portfólio perfeito pode ser suficiente. Então, o que é preciso ser feito para se destacar dos demais?

A má notícia é que as principais empresas como Gehry Partners, Herzog & de Meuron, BIG, Foster + Partners, etc. são extremamente as mais concorridas. Por exemplo, a maioria delas chega a receber mais de 20 mil portfólios por ano.

Devido ao fato de que estas empresas contratam, no máximo, pessoas por ano, isso significa que você tem apenas 0,25% de chances de ser o escolhido!

Em comparação, desde 2016, Harvard tem uma taxa de aprovação de alunos para cursos de graduação de apenas 5,6%. Portanto, estes escritórios de arquitetura podem ser até 20 vezes mais seletivos do que as mais prestigiadas universidades do mundo. 

O buraco negro do portfólio

O departamento de RH da Perkins + Will explicou em detalhes o seu sistema:

"Perkins + Will usa um sistema on-line que oferece aos candidatos um portal para se candidatar às vagas de emprego disponíveis, enviando seu currículo e portfólio. Nos últimos cinco anos, mais de 60.000 arquitetos se candidataram através do portal".

Isso representa 1.000 candidatos cada mes, por cinco anos...

Então, mesmo com estas estatísticas desconfortáveis, o que você pode fazer para aumentar as suas chances?

Aqui estão as minhas 5 dicas para cavar um emprego em uma das empresas de arquitetura mais concorridas do mundo.

Também debati muitos desses tópicos em minha entrevista para o EntreArchitect Podcast. Você pode ouví-la aqui: EA186: Brandon Hubbard, The Architect's Guide [Podcast]

1. Cartas de recomendação

Não é suficiente dizer em seu currículo  que as "cartas de recomendação estão disponíveis sob solicitação".

Em vez disso, inclua as cartas de recomendação em seu portfólio. Dependendo do seu tipo de experiência, elas podem ser escritas por professores, empregadores anteriores ou líderes voluntários.

Você pode dar uma olhada nisso com mais detalhes em um artigo anterior intitulado: 5 Tips For Architecture Letters of Recommendation

 

2. Contatos

Se você está apenas começando, sua rede de contatos incluindo arquitetos, contratantes e outros funcionários pode ser um pouco limitada. No entanto, ainda assim é importante ressaltar os contatos que você já fez.

Se você terminou a faculdade recentemente, existe algum professor que possa contatar o escritório desejado em seu nome?

Talvez eles não tenham uma conexão direta, mas é possível que eles conheçam alguém que conhece alguém. A comunidade da arquitetura é relativamente pequena, então quase sempre há uma maneira de conectar os diferentes pontos.

Este tópico foi discutido no: Don't Just Build Your Resume. Build Your Brand

3. Locais alternativos

Procure empresas fora das cidades "de primeira linha", como San Francisco, Londres, Nova York, etc. Esses lugares, e os escritórios sediados neles, podem ser ainda mais concorridos.

Em vez disso, procure explorar locais um pouco fora do eixo mas que ainda sejam interessantes para você e que também possuem grandes empresas. Embora nenhum escritório queira servir de trampolim, você pode aproveitar essa experiência para galgar sua vaga na empresa dos seus sonhos daqui a alguns anos.

Estabelecer uma rede local proporcionará uma base sólida de emprego. Isso aumentará suas chances de conseguir um emprego em outra cidade próxima ao invés de se candidatar para vagas no exterior sem nenhum histórico de trabalho.

4. Seleção de empresas

Escolher as empresas certas é fundamental, este tópico foi mais bem desenvolvido em How to Create a Target List of Architecture Firms.

Pense nisso por um momento. Pense em onde você gostaria de estar daqui a 5 ou 10 anos. Essa empresa irá ajudá-lo a chegar lá? Como ela se alinha com seus objetivos (profissionais e pessoais), habilidades atuais e possibilidades de crescimento?

Encontrar a empresa certa para o que você está procurando, essencialmente aumentará a probabilidade de que você também seja adequado para ela.

Além disso, muitos dos leitores necessitam algum tipo de visto de trabalho, o que complica ainda mais o problema. Então coloque em seu horizonte empresas com mais de 40 funcionários, pois estas são mais propensas a oferecer um visto de trabalho, uma vez que os escritórios maiores geralmente estão familiarizados com esse processo.

5. Viaje de férias

Planeje uma viagem para uma das cidades ou país em que você está procurando emprego. Deixe claro para todas as empresas que você estará lá em um determinado momento.

Por exemplo: "Eu estarei em Nova York de 1 a 7 de dezembro e gostaria encontrá-los caso alguma vaga de emprego esteja disponível". Isso tira a pressão da empresa de solicitar que você viaje sem a promessa de um emprego.

Se você não receber nenhum retorno dentro de alguns dias, encaminhe novamente o e-mail ou telefone pessoalmente. Não se preocupe por sua insistência. Seja agressivo na sua procura por emprego ... apenas não se irrite.

Espero ter sido útil em sua procura de emprego como arquiteto. Boa sorte!

Para ajudá-lo com a sua busca de trabalho em arquitetura, criei um mega-pacote de recursos gratuitos que inclui currículos de arquitetura, cartas de apresentação e uma extensa coleção de documentos e portfólios. Clique para baixar gratuitamente.

Sobre este autor
Brandon Hubbard
Autor
Cita: Hubbard, Brandon. "Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos " [Techniques For Landing A Job At The World's Most Competitive Architecture Firms] 23 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884183/dicas-para-conseguir-uma-vaga-de-emprego-nos-escritorios-de-arquitetura-mais-concorridos> ISSN 0719-8906
Ler comentários