Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitetura é inaugurado em Matosinhos

Inaugura hoje, 17 de novembro, a nova instalação da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitetura, localizada na cidade de Matosinhos, zona metropolitana do Porto.

Criada em 2007 na mesma cidade, a Casa da Arquitectura é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade. A sua ação envolve não só arquitetos, mas pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam no interesse público da arquitetura.

Na sua Direção estão representadas as seguintes entidades: Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Ordem dos Arquitectos, Administração dos Portos do Douro e Leixões e Associação Empresarial do Porto, entre outras presenças individuais. Com a sua estratégia programática a cargo do Diretor Executivo, Nuno Sampaio, a Casa da Arquitectura desenvolve atividades diversas, que envolvem visitas guiadas, roteiros, coleções, arquivos, serviço educativo, publicações, eventos e exposições.

Nuno Sampaio apresentando a Casa da Arquitetura na conferência de imprensa. Image © Romullo Baratto

Entre os dias 17 e 19 de novembro Casa da Arquitectura vai ser palco de um intenso programa de exposições, performances, debates, visitas orientadas, filmes, música e atividades para crianças e famílias que pretende envolver todos numa grande celebração da arquitetura. As portas abrem às 21h30 de dia 17 e estarão abertas para todos até às 21h30 de domingo, dia 19 de novembro. Até ao dia 30 de dezembro de 2017, as Exposições patentes na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura serão de entrada gratuita.

Poder Arquitectura

“Poder Arquitectura” é a exposição inaugural da Casa da Arquitectura que abre ao público as portas das suas novas instalações, no renovado Quarteirão da Real Vinícola em Matosinhos. Comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, a exposição vai ocupar os cerca de 800 metros quadrados da Nave Expositiva com uma proposta de reflexão em torno de “oito poderes que se alinham, infletem e divergem entre si”.

© Romullo Baratto

Para os comissários, “o poder na arquitectura é um tema fundamental para questionar o modo como a sociedade contemporânea e a arquitectura trabalham em conjunto”. E prosseguem: “A Arquitectura não é apenas a expressão de um único poder. Reflecte e trabalha a partir de vários poderes. Decidimos por isso isolar aqueles que parecem clarificar esta cartografia complexa. Deste modo surge o poder colectivo, o regulador, tecnológico, económico, doméstico, cultural, mediático e o ritual. No lastro longo da relação entre homem e natureza, cultura e tecnologia estes poderes desempenharam forças de intensidade variável na produção de artefactos arquitectónicos e no desenho da cidade e do território. Hoje, face a uma importância política que desculpa e valida decisões que lesam a coisa pública e o significado das comunidades, parece haver lugar para uma nova reflexão sobre o poder”, lê-se no texto de abertura do livro que acompanha a Exposição, uma coedição da Casa da Arquitectura e da editora suíça Lars Müller.

Aberta ao público de 17 de novembro de 2017 a 18 de março de 2018 na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, “Poder Arquitectura” reúne fotografias, maquetas, livros, desenhos, vídeos, revistas, postais e outros materiais em torno de uma centena de projetos de arquitetura construídos à volta do mundo.

Exposição X BIAU - Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

Depois de uma itinerância que começou no Parque Ibirapuera em São Paulo, passou pela Trienal de Milão e mais recentemente por Sevilha, a Exposição da 10ª edição da Bienal Iberomaericana de Arquitetura e Urbanismo - X BIAU - chega a Portugal para a abertura das novas instalações da Casa da Arquitectura, onde estreia a programação da Galeria da Casa. A X BIAU vai estar patente até dia 4 de fevereiro de 2018.

Exposição X BIAU. Image © Romullo Baratto

Com o tema “Desplazamientos, Deslocamentos, Displacements” e comissariada pela dupla de arquitetos espanhóis Ângela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, em conjunto com Álvaro Puntoni, comissário adjunto em São Paulo, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projetos, dos quais foram premiados 26 projetos, seis livros, duas publicações e uma coleção de vídeos.

Muito marcada pela presença portuguesa, a exposição que agora chega a Matosinhos galardoou o arquiteto Eduardo Souto de Moura com o prémio Ibero-americano que distingue, em cada edição, um modus operandi consolidado no tempo. O arquiteto é um dos convidados das conversas que vão decorrer no fim de semana de abertura da Casa da Arquitectura.

© Romullo Baratto

Veja a programação completa da Casa da Arquitectura na página oficial da instituição.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitetura é inaugurado em Matosinhos" 17 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883852/casa-da-arquitectura-centro-portugues-de-arquitetura-e-inaugurado-em-matosinhos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.