Veículo de direção automática se envolve em acidente duas horas depois de iniciar seu percurso

A ideia de introduzir veículos autônomos, isto é, que não necessitam de um condutor, em nossas cidades sofreu recentemente um duro golpe, quando um ônibus autônomo se envolveu em um pequeno acidente com um caminhão em Las Vegas - justamente no primeiro dia de testes. O ônibus, com capacidade para 12 passageiros, estava em seu primeiro dia do que deveria ser um período de 12 meses de testes, circulando por uma rota de 1 km no "Distrito de Inovação" de Fremont East, em Las Vegas, no momento em que se chocou com um caminhão que manobrava no local.

Segundo um post no blog da cidade de Las Vegas, o culpado pela colisão foi o motorista do caminhão, multado pelas autoridades locais por manobra ilegal de trânsito. No entanto, de acordo com The Guardian, os passageiros do veículo disseram que o acidente poderia ter sido evitado se o ônibus tivesse simplesmente evitado a rota do caminhão.

"O ônibus fez o que poderia fazer, quando seus sensores registraram a rota de colisão com o caminhão, ele parou com a intensão de evitar o choque", como foi apresentado segundo o blog cidade de Las Vegas. "Infelizmente, o caminhão não parou e acabou chocando-se com a parte dianteira do ônibus. Se o caminhão tivesse o mesmo equipamento de detecção que o ônibus tem, o acidente poderia ter sido evitado".

Mas segundo Jenny Wong, passageira do ônibus no momento do acidente, em entrevista à estação de rádio local KSNV: "O ônibus simplesmente ficou parado. Todos percebemos que caminhão iria atingir o nosso veículo. E foi isso que aconteceu porque o ônibus não evitou a colisão dando marcha ré ou buzinando para o motorista do caminhão".

Sendo o "primeiro ônibus autônomo dos Estados Unidos a operar em tráfego aberto", fato noticiado com certa dose de orgulho, é provável que o veiculo simplesmente esteja programado para cumprir as regras de trânsito (ou seja, não é possível dar marcha ré em uma via local). De qualquer modo, o incidente levanta questões sobre como os veículos autônomos estão programados para tomar decisões diante de alternativas indesejáveis. Tais questões não são meramente banais: no início deste ano por exemplo, o MIT lançou um site de crowdsourcing chamado "moral machine", que questiona os usuários sobre quem deveria viver e quem deveria morrer no caso de um inevitável acidente envolvendo veículos autônomos.

Pelo menos até agora, o transporte autônomo de Las Vegas sofreu apenas pequenos danos e espera-se que o veículo conclua sua fase planejada de testes durante os próximos 12 meses.

Via City of Las Vegas blog e The Guardian.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Veículo de direção automática se envolve em acidente duas horas depois de iniciar seu percurso " [Self-Driving Bus in Las Vegas Crashes Just 2 Hours After Launch] 11 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883409/veiculo-de-direcao-automatica-se-envolve-em-acidente-duas-horas-depois-de-iniciar-seu-percurso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.