O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Entrevista: Shigeru Ban fala sobre projetos humanitários no México após os terremotos de setembro

Entrevista: Shigeru Ban fala sobre projetos humanitários no México após os terremotos de setembro

  • 07:00 - 12 Novembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Entrevista: Shigeru Ban fala sobre projetos humanitários no México após os terremotos de setembro
Entrevista: Shigeru Ban fala sobre projetos humanitários no México após os terremotos de setembro, © Vanessa Vielma
© Vanessa Vielma

Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker 2014, visitou o México após os recentes abalos sísmicos que assolaram o país com a intenção de dar apoio as atividades de reconstrução a partir de sua experiência em projetos humanitários.

O Instituto Tecnológico de Monterrey organizou uma agenda intensa de trabalhos de 4 dias que teve início na sexta-feira, 27 de outubro, com uma mesa redonda composta por arquitetos, professores e a imprensa, presidida por Roberto Iñiguez, Decano da Escola de Arquitetura, Arte e Design.

No dia seguinte, Shigeru Ban percorreu zonas atingidas pelo desastre, entre elas o município de Jojutla, no estado de Morelos, um dos mais afetados pelo terremoto. Acompanhado do arquiteto Alberto Kalach, Carlos Zedillo do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) e representantes do Instituto Tecnológico de Monterrey, debateu ideias para desenvolver projetos colaborativos para a reconstrução do município e como auxiliar a população afetada.

© Vanessa Vielma
© Vanessa Vielma

Posteriormente, apresentou-se em conferência no campus do TEC de Monterrey na cidade de Querétaro diante de quase mil alunos dispostos a aprender e colaborar. Durante a conferência, apresentou projetos sociais e humanitários que desenvolveu nos distintos países onde esteve voluntariamente para ajudar. Saiba mais sobre estes projetos aqui.

Finalmente, foram levadas a cabo uma série de de reuniões com representantes de empresas dispostas a colaborar com a cessão de materiais. A ideia é desenvolver junto com os estudantes um protótipo que possa ser replicado em outros municípios. Algumas empresas se comprometeram a participar ativamente do projeto, entre elas uma fabricante de tubos de papelão e uma empresa de materiais de construção.

© Vanessa Vielma
© Vanessa Vielma

O ArchDaily, convidado a participar deste encontro, teve a oportunidade entrevistar o arquiteto, que nos contou um pouco mais sobre esta visita e seus projetos futuros para o México.

Ver a galeria completa

Cita: Vielma, Vanessa. "Entrevista: Shigeru Ban fala sobre projetos humanitários no México após os terremotos de setembro" [Entrevista: Shigeru Ban habla acerca de sus planes en México tras los sismos de septiembre] 12 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883107/entrevista-shigeru-ban-fala-sobre-projetos-humanitarios-no-mexico-apos-os-terremotos-de-setembro> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube