EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris

O escritório Miralles Tagliabue EMBT, associado à empresa parisiense Ilimelgo, foram anunciados como vencedores do concurso privado para a renovação e expansão da sala de eventos em Romainville, em Paris, na França.

Este concurso de duas etapas organizado pela cidade de Romainville visa diversificar o conjunto de atividades oferecidas aos seus habitantes e proporcionar à cidade um espaço contemporâneo e flexível.

Segundo os autores, a proposta vencedora é "o resultado de nossa reflexão sobre os desafios do programa, o urbanismo de Romanville, mas também sobre como melhorar a qualidade de vida e imaginar um impacto positivo que possa contribuir ao futuro do bairro".

Collage: historia. Image Cortesía de EMBT

Memorial: Concentramo-nos no contexto e relação que o novo salão de eventos e salas modulares podem estabelecer com o lobby, a avenida Paul Valliant Courtier e o jardim com vista às antigas pedreiras. Do ponto de vista urbano, nossa proposta centra-se em duas estratégias principais:

  • Renovação da fachada frontal do edifício, criando mais transparência e oferecendo vistas ao jardim.
  • Criar um diálogo entre a extensão do edifício e o caminho de pedestres que conduz à parte de trás do espaço e ao playground.

Maqueta de estudio. Image Cortesía de EMBT

Através de um estudo histórico local, chegamos à conclusão de que a sala de eventos existente deveria ser mais visível e de fácil apropriação aos moradores da cidade. Esse estabelecimento público exigiria uma entrada generosa e visível. Além disso, o programa inclui um parque infantil que deveria ser acessível a todos. Portanto, o prédio principal teve que criar uma passagem direta ao playground na parte posterior.

O objetivo da ideia é mudar a natureza do atual edifício chamado "salle des fêtes" em um espaço de entrada, criando um diálogo entre a rua como espaço público, o jardim semi-público e o espaço mais privado dos corredores e áreas de trabalho. Isto é conseguido através da permeabilidade da fachada principal, que permite vislumbrar o jardim e paisagem das antigas pedreiras.

Maqueta. Image Cortesía de EMBT

Aliviado de seu uso atual, o anterior "salle des fêtes" muda seu programa e se torna uma extensão do espaço público, tornando-se um local de encontro e espaço principal. A fachada transparente cria conexão visual com o jardim aos fundos. Metade do edifício agora serve como um espaço de transição ao ar livre para o playground na parte de trás, enquanto a outra metade abriga o lobby da nova sala de eventos.

Axonometría. Image Cortesía de EMBT

Lateralmente à extensão do projeto constitui-se a sala de eventos e sala modular. Seu objetivo é focar na relação entre esses novos elementos, o jardim e a paisagem, já que identificamos este último como bem mais importante que o espaço tem à oferecer.

A extensão também inclui uma prolongação da ala leste do edifício. Este novo volume será colocado na borda leste da parcela e abriga os escritórios e espaços técnicos necessários ao funcionamento das duas salas. Como esses dois salões estão localizados no centro do jardim, o lado oeste ainda mantem uma paisagem ao espaço livre. Além disso, estabelece conexão visual com o playground da Escola Anatole France, tornando o jardim mais amplo.

Cortesía de EMBT

O caminho entre a Avenida Paul Vaillant Couturier e o playground é o fio condutor ao longo do projeto. Um passeio pela paisagem do jardim atravessa uma variedade de encostas e rampas seguindo o layout natural do terreno, bem como as diferentes inclinações das fachadas.

Para maximizar o uso do espaço ao ar livre, uma pequena praça foi colocada entre a sala modular e a sala de eventos, permitindo que alguns destes ocorram ao lado de fora. Finalmente, o playground foi colocado em uma topografia inclinada ao oeste do espaço, em direção à escola primária e na área pavimentada ao noroeste, criando assim uma paisagem complexa de pequena escala.

Cortesía de EMBT

Maqueta. Image Cortesía de EMBT

Planta de contexto. Image Cortesía de EMBT

  • Arquitetos

  • Local

    Romainville, França
  • Arquiteta principal

    Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT
  • Arquiteto local

    Ilimelgo
  • Diretora de projeto

    Elena Nedelcu
  • Cenografía

    Tourny
  • Paisagismo

    Elena Nedelcu
  • Acústica

    AVLS
  • Instalações

    EPDC
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Orçamento

    5.000.000 €
  • Área

    2600.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Courtesy of EMBT

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: ArchDaily Team. "EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris" [EMBT e Ilimelgo ganan concurso para renovar y ampliar la sala de eventos de Romainville en París] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882988/embt-e-ilimelgo-ganham-concurso-para-renovar-e-expandir-sala-de-eventos-de-romainville-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.