O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris

EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris

  • 19:00 - 20 Novembro, 2017
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Matheus Pereira
EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris
EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris, Cortesía de EMBT
Cortesía de EMBT

O escritório Miralles Tagliabue EMBT, associado à empresa parisiense Ilimelgo, foram anunciados como vencedores do concurso privado para a renovação e expansão da sala de eventos em Romainville, em Paris, na França.

Este concurso de duas etapas organizado pela cidade de Romainville visa diversificar o conjunto de atividades oferecidas aos seus habitantes e proporcionar à cidade um espaço contemporâneo e flexível.

Segundo os autores, a proposta vencedora é "o resultado de nossa reflexão sobre os desafios do programa, o urbanismo de Romanville, mas também sobre como melhorar a qualidade de vida e imaginar um impacto positivo que possa contribuir ao futuro do bairro".

Collage: historia. Image Cortesía de EMBT
Collage: historia. Image Cortesía de EMBT

Memorial: Concentramo-nos no contexto e relação que o novo salão de eventos e salas modulares podem estabelecer com o lobby, a avenida Paul Valliant Courtier e o jardim com vista às antigas pedreiras. Do ponto de vista urbano, nossa proposta centra-se em duas estratégias principais:

  • Renovação da fachada frontal do edifício, criando mais transparência e oferecendo vistas ao jardim.
  • Criar um diálogo entre a extensão do edifício e o caminho de pedestres que conduz à parte de trás do espaço e ao playground.

Maqueta de estudio. Image Cortesía de EMBT
Maqueta de estudio. Image Cortesía de EMBT

Através de um estudo histórico local, chegamos à conclusão de que a sala de eventos existente deveria ser mais visível e de fácil apropriação aos moradores da cidade. Esse estabelecimento público exigiria uma entrada generosa e visível. Além disso, o programa inclui um parque infantil que deveria ser acessível a todos. Portanto, o prédio principal teve que criar uma passagem direta ao playground na parte posterior.

O objetivo da ideia é mudar a natureza do atual edifício chamado "salle des fêtes" em um espaço de entrada, criando um diálogo entre a rua como espaço público, o jardim semi-público e o espaço mais privado dos corredores e áreas de trabalho. Isto é conseguido através da permeabilidade da fachada principal, que permite vislumbrar o jardim e paisagem das antigas pedreiras.

Maqueta. Image Cortesía de EMBT
Maqueta. Image Cortesía de EMBT

Aliviado de seu uso atual, o anterior "salle des fêtes" muda seu programa e se torna uma extensão do espaço público, tornando-se um local de encontro e espaço principal. A fachada transparente cria conexão visual com o jardim aos fundos. Metade do edifício agora serve como um espaço de transição ao ar livre para o playground na parte de trás, enquanto a outra metade abriga o lobby da nova sala de eventos.

Axonometría. Image Cortesía de EMBT
Axonometría. Image Cortesía de EMBT

Lateralmente à extensão do projeto constitui-se a sala de eventos e sala modular. Seu objetivo é focar na relação entre esses novos elementos, o jardim e a paisagem, já que identificamos este último como bem mais importante que o espaço tem à oferecer.

A extensão também inclui uma prolongação da ala leste do edifício. Este novo volume será colocado na borda leste da parcela e abriga os escritórios e espaços técnicos necessários ao funcionamento das duas salas. Como esses dois salões estão localizados no centro do jardim, o lado oeste ainda mantem uma paisagem ao espaço livre. Além disso, estabelece conexão visual com o playground da Escola Anatole France, tornando o jardim mais amplo.

Cortesía de EMBT
Cortesía de EMBT

O caminho entre a Avenida Paul Vaillant Couturier e o playground é o fio condutor ao longo do projeto. Um passeio pela paisagem do jardim atravessa uma variedade de encostas e rampas seguindo o layout natural do terreno, bem como as diferentes inclinações das fachadas.

Para maximizar o uso do espaço ao ar livre, uma pequena praça foi colocada entre a sala modular e a sala de eventos, permitindo que alguns destes ocorram ao lado de fora. Finalmente, o playground foi colocado em uma topografia inclinada ao oeste do espaço, em direção à escola primária e na área pavimentada ao noroeste, criando assim uma paisagem complexa de pequena escala.

Cortesía de EMBT
Cortesía de EMBT

Maqueta. Image Cortesía de EMBT
Maqueta. Image Cortesía de EMBT

Planta de contexto. Image Cortesía de EMBT
Planta de contexto. Image Cortesía de EMBT

  • Arquitetos

  • Local

    Romainville, França
  • Arquiteta principal

    Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT
  • Arquiteto local

    Ilimelgo
  • Diretora de projeto

    Elena Nedelcu
  • Cenografía

    Tourny
  • Paisagismo

    Elena Nedelcu
  • Acústica

    AVLS
  • Instalações

    EPDC
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Orçamento

    5.000.000 €
  • Área

    2600.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Ver a galeria completa

Cita: Equipo Editorial. "EMBT e Ilimelgo ganham concurso para renovar e expandir sala de eventos de Romainville em Paris" [EMBT e Ilimelgo ganan concurso para renovar y ampliar la sala de eventos de Romainville en París] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882988/embt-e-ilimelgo-ganham-concurso-para-renovar-e-expandir-sala-de-eventos-de-romainville-em-paris> ISSN 0719-8906