Projeto do Pier 55 de Heatherwick em Nova Iorque pode ser retomado após negociações com o governador do estado

Apenas um mês após o projeto do Pier 55 de Thomas Heatherwick para Nova Iorque ter sido foi cancelado, as partes envolvidas parecem ter chegado a um acordo que permitirá que o projeto continue, graças à intervenção do governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

No início de setembro, após oponentes do projeto terem legalmente impedido o prosseguimento da proposta, o principal patrocinador, Barry Diller, decidiu cancelar o empreendimento. Mas agora, em um acordo negociado pelo governador, o projeto recebeu permissão para avançar em troca da promessa de concluir o Parque Rio Hudson - um projeto que começou em 1998 e deveria ter sido concluído em 2003. 

Hoje, apenas 70% do parque foi construído e o grupo gerenciador, o Hudson River Park Trust, tem batalhado para angariar o financiamento necessário para o restante da construção e manutenção do que já foi concluído. O custo para concluir o projeto foi estimado em quase US$ 200 milhões, mas as autoridades estaduais ainda não anunciaram a quantia que será, de fato, destinada ao parque. 

O projeto do Pier 55havia sido criticado pelo aumento das estimativas de custos e pela potencial ameaça ao ecossistema do rio.

Diller afirmou em um comunicado: "Farei uma última tentativa de reavivar os planos para o parque, de modo que os beneficiários do nosso empreendimento possam se apaixonar pelo Pier 55 assim como todos nos nos apaixonamos."

Saiba mais sobre os processos envolvendo o Pier 55, aqui.

Via New York Times, Curbed.

Heatherwick's Floating Pier 55 in New York Officially Abandonded

Six months after preparatory site work was halted by legal action, plans for the Heatherwick Studio-designed Pier 55 park along the Hudson River in New York City have been abandoned. Primary backer Barry Diller, chairman of IAC/InterActive Corporation, announced the decision yesterday, citing ballooning costs and gear-halting legal worries.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Projeto do Pier 55 de Heatherwick em Nova Iorque pode ser retomado após negociações com o governador do estado" 03 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882584/projeto-do-pier-55-de-heatherwick-em-nova-iorque-pode-ser-retomado-apos-negociacoes-com-o-governador-do-estado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.