Concurso propõe a reutilização de peças de concreto remanescentes das obras de expansão do Metrô do Rio de Janeiro

O ReConvexo - Concurso Internacional de Ideias para estudantes e recém formados em arquitetura, artes e design - foi uma iniciativa do DAU [Departamento de Arquitetura e Urbanismo] da PUC-Rio, organizado pelos professores Pedro Lobão, Mariana Vieira e Felipe Rio Branco como desdobramento de um outro concurso - o RePerimetral - realizado em 2014 com o mesmo objetivo, o de abrir mais um campo de debate e crítica sobre a produção de arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro em um cenário pré-Jogos Mundiais de 2014 (no caso do RePerimetral) e pós-Jogos Olímpicos 2016 (ReConvexo).

O edital propôs o reaproveitamento das 6.784 aduelas (peças de concreto) remanescentes das obras de expansão do Metrô do Rio de Janeiro, produzidas para a execução do túnel de conexão entre a Linha 4 e a Estação da Gávea trecho que nunca chegou a ser executado. As aduelas representam nesse caso parte do legado olímpico, a margem de erro do planejamento errático da cidade para os grandes eventos e os trabalhos premiados tratam essas questões com muita delicadeza.

O júri formado pelo arquiteto Otávio Leonidio, pela arquiteta Juliana Sicuro e pelo artista plástico Milton Machado, selecionou um projeto vencedor e concedeu menção honrosa a outros dois trabalhos. Conheça o projeto vencedor abaixo, desenvolvido por Erick M. Bromerschenckel e Loan Tammela:

Descrição enviada pela equipe de projeto:

Descaso: (s.m) procedimento próprio daquele que não dá importância ou atenção a; desconsideração, desdém, desprezo;
Político: (s.m) relativo ou pertencente a política/ relativo aos negócios públicos, ao governo/ relativo ou pertinente a cidadania;
Houaiss, 2001

Letreiro. Image Cortesia de Erick M. Bromerschenckel e Loan Tammela

Toda peça carrega uma promessa, que se cumpre a partir do momento em que ela passa a fazer parte de um todo, de uma construção. Com a ação do tempo e somente quando a sociedade não confere mais uso para essa construção é que as peças viram ruína. Portanto o processo de transformação se dá, normalmente, nessa ordem:

PEÇA > CONSTRUÇÃO > RUÍNA

Muro. Image Cortesia de Erick M. Bromerschenckel e Loan Tammela

Fabricadas com o objetivo de fazer parte da extensão do metrô da cidade do Rio de Janeiro, atualmente existem mais de 6000 peças de concreto (aduelas) abandonadas às intempéries, sem uso ou destino definido. Diante de um cenário de ostracismo e subutilização, transformaram-se em ruínas.

Cemitério. Image Cortesia de Erick M. Bromerschenckel e Loan Tammela

Todavia, a especificidade dessas peças é que elas jamais chegaram a ser construção; nunca foram utilizadas e nem abrigaram a vida humana. De promessas - que direcionam o nosso pensamento ao futuro - viraram ruínas - que direcionam o nosso pensamento ao passado; nesse caso, um passado inexistente.

Assim como toda peça, todo terreno também carrega uma promessa e pode vir a se tornar ruína. Em 2013 uma grande extensão de terra em Guaratiba - que fazia parte de uma reserva ambiental - se tornou um terreno que tinha como objetivo abrigar a Jornada Mundial da Juventude, um evento de caráter mundial. Porém, a sua promessa nunca foi cumprida, a celebração foi realocada e o terreno nunca foi efetivamente utilizado.

Labirinto. Image Cortesia de Erick M. Bromerschenckel e Loan Tammela

O que permitiu que as aduelas e o terreno se encontrassem em estado de ruína foi o mesmo agente: o descaso político, o agente de transformação de promessas em ruínas. O Parque do Descaso Político, então, surge para evidenciar esse agente em todos os seus sintomas e práticas, invertendo o processo natural. Nesse caso:

PEÇA > RUÍNA > CONSTRUÇÃO

É um lugar distópico; de contemplação da mortificação, estagnação e decrepitude que o descaso político produz; um lugar da ausência, do abandono; um lugar que não se volta para o futuro ou para o passado, mas para a realidade alternativa do “e se...”. Um lugar que se constrói entre promessas e ruínas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Concurso propõe a reutilização de peças de concreto remanescentes das obras de expansão do Metrô do Rio de Janeiro" 27 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882475/concurso-propoe-a-reutilizacao-de-pecas-de-concreto-remanescentes-das-obras-de-expansao-do-metro-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.