Dicas de portfólio para arquitetos e designers de interiores

O seguinte artigo, originalmente publicado pela "Rainha dos Portfólios", como Stephanie Gleeson gosta de ser chamada, nos fornece uma perspectiva privilegiada sobre o que as pessoas estão procurando quando se deparam com o seu portfólio. Gleeson, Consultora Sênior na empresa de recrutamento Bloomfield Tremayne & Partners, oferece suas principiais dicas à respeito de quase tudo, de questões hierárquicas, software e formatação, até como apresentar seu portfólio na entrevista.

Quando tratamos de indivíduos que procuram vagas de arquitetura ou design de interiores, há uma preocupação ainda maior com a apresentação do portfólio.

Seu portfólio pode, e deve, dizer tanto sobre você a um potencial empregador, quanto você mesmo é capaz:

  • Você é organizado?
  • Você compreende a evolução dos seus próprios projetos?
  • Quem é você como projetista/designer?

Nós queremos que você seja o seu próprio portfólio, então eis aqui minhas melhores dicas, sendo que eu mesma já passei por estes processos e também por tudo que já vi trabalhando como consultora de recrutamento. E confie em mim - eu já vi de tudo. 

1. Como eu devo estruturar meu portfólio?

  • Hierarquize as informações ou então, desista.

Seu portfólio deve ser estruturado para a função que você está procurando. A função pela qual você está pleiteando deve aparecer em destaque, então, coloque em primeiro lugar tudo que tem feito em relação a isso.

De mais peso a certos aspectos do seu trabalho. Coloque tudo que for mais relevante nas primeiras páginas.

Assim como em uma entrevista de emprego - as primeiras impressões são as que ficam, com seu portfólio não será diferente. 

Exemplo de portfólio que demonstra diferentes aspectos do trabalho concluído - note que a imagem "vencedora" está com os devidos créditos. Exemplo fornecido por Muhammad H. com sua total permissão para ilustrar este artigo. Não reproduza sem permissão.

  • Recente e relevante, não necessariamente cronológico

Tal como foi dito em relação a hierarquia das informações, garantir que o seu portfólio mostre o seu trabalho mais relevante e recente é fundamental. Você deve ouvir as pessoas dizerem que seu portfólio deve contar a sua história, no entanto, sua história não precisa estar em ordem cronológica - talvez o seu início tenha mais a ver com o que você tem feito mais recentemente, talvez o seu primeiro trabalho deva ser colocado logo antes do seu mais novo projeto.

  • Desenvolva dois portfólios

O primeiro portfólio é como um trailer. Deve ser um portfólio de cinco a dez páginas que acompanha sua carta de apresentação e o seu CV. É fundamental que ele seja altamente relevante para o cargo, pois é através disso que você será avaliado e julgado pela primeira vez.

Seu segundo portfólio deve ser uma versão mais elaborada do primeiro, que você apresentará na entrevista. Aqui está a sua chance de destacar as habilidades adicionais que você possa ter - tendo em mente que você precisa desenvolver o que apresentou no primeiro. Muitas vezes, é uma boa idéia imprimir um documentação para acompanhar o seu segundo portfólio.

2. Onde eu começo?

  • Escolha o software correto

Utilizar o software correto para criar e apresentar seu portfólio é fundamental - você é um designer, afinal. O layout não precisa ser excessivamente complicado, mas não utilize programas como o Microsoft Word ou o PowerPoint, pois esses programas não tem nada a ver com as suas habilidades. Eu recomendaria usar Adobe InDesign para preparar o seu portfólio.

  • Fontes – simples, as mais simples!

Escolha uma tipografia simples, como Arial ou Helvetica, etc., a menos que você queira justificar sua decisão. A legibilidade é a chave. Você pode conhecer pessoas que odeiam Arial porque ela é utilizada excessivamente - mas ela está disponível na maioria dos computadores e dispositivos, então você não terá problemas, quando de repente, toda a sua formatação foi para o brejo.

Você deve focar em seu trabalho, não na fonte que escolheu.

  • Admin: nomeie seu arquivo corretamente

Se a empresa estiver examinando uma dúzia de portfólios, nomear seu arquivo corretamente tornará sua vida muito mais fácil. Uma boa maneira de nomear seu arquivo é 'nome_sobrenome_empresa'.

  • Comprima seu portfólio

Não há nada como abrir sua caixa de entrada em uma manhã de quarta-feira e encontrar meia dúzia de e-mails - todos da mesma pessoa que teve a brilhante ideia de enviar seu portfólio em vários PDF's separados. Isso ocorre porque eles não foram capazes de comprimir os arquivos do próprio portfólio, então a única opção foi dividi-lo em arquivos menores.

Ninguém tem tempo para estas coisas!

Não sabe como comprimir seu portfólio? Você pode usar a Adobe, ou qualquer outro conversor de PDF gratuito on-line - basta procurar no Google.

  • On-line ou off-line?

Os portfólios on-line têm muitos benefícios: está acessível em apenas um clique, instantaneamente, e você não precisa lidar com o tamanhos dos arquivo (a não ser que sua internet seja lenta) além de criar seu perfil na rede.

Mas, se você nunca trabalho com um UX / UI Design, fique fora disso, pois você não terá autonomia para controlar e apresentar seu portfólio da melhor maneira. As pessoas geralmente pulam partes, podendo perder completamente a compreensão do seu trabalho como um todo.

3. Quais conteúdos devo incluir?

  • Seja autêntico: mostre seu próprio trabalho

Parece fácil não é mesmo? Mas ainda assim não é o suficiente.

Nos deparamos diariamente com muitos portfólios que apenas mostram imagens finais do projeto - e mesmo que elas pareçam impressionantes, considerando que a maioria destas imagens são terceirizadas, elas não dizem nada à respeito das suas habilidades.

Mostre suas habilidades inatas, eu quero vê-las:

  • Esboços feito à mão
  • Imagens do processo (e.g. Imagens em wireframe, imagens do modelo paramétrico)
  • Renderes rápidos para revisão do projeto
  • Desenho executivo e detalhamento

Porque isso evidencia o que você realmente é capaz de fazer.

Se você deseja incluir apenas a imagem "vencedora" para mostrar como seu projeto ficou no final, tudo bem, mas coloque os créditos de autoria da imagem no final.

E se você mesmo fez as imagens finais - certamente inclua isso, mas você ainda precisa mostrar o caminho do conceito até a visualização final do projeto. Passo a passo. Não procure atalhos.

  • Hierarquia, hierarquia, hierarquia

Eu poderia falar sobre isso durante dias, mas, mais uma vez, repita comigo: hierarquia! 

Dê mais peso para certos aspectos do seu trabalho que sejam mais relevantes para o cargo que você está pleiteando. E se você se apresentar como um faz-tudo, forneça exemplos de todas as etapas do seu trabalho.

  • Anotações precisas

Mantenha a simplicidade, não se estenda. O ideal é ser pontual.

Um modelo útil para utilizar é: Título e informações complementares (se souber): x Fase do projeto: x Software utilizado:

  • Projeto de uso misto de 12 pavimentos – Richmond, $15 Milhões de dólares
  • Desenho esquemático, Planejamento urbano
  • SketchUp, Photoshop, Croquis, Revit

As anotações precisam estar alinhadas com seu CV. Todas as imagens e amostras de projeto devem se relacionar com projetos apresentados no currículo.

4. Como eu apresento meu portfolio na entrevista?

  • Digital ou impresso?

Honestamente, você pode utilizar qualquer um dos dois – mas tenha algumas coisas em mente.

Se você está apresentando seu portfólio em arquivo digital:

Exemplo de portfólio que demonstra uma anotação concisa. Exemplo fornecido pela Wan Z. com a total permissão para ilustrar este artigo. Não reproduza sem permissão.

  • Certifique-se de perguntar antes se eles têm computadores ou telas onde apresentar seu portfólio – nem todas as empresas tem, então se informe com antecedência para não haver nenhum contratempo, USB em mãos, e um lugar para conectá-lo!
  • Se você irá apresentá-lo em seu próprio computador ou tablet, certifique-se de que a tela é grande o suficiente. Eu já vi pessoas apresentando portfólios em iPhones e Tablets, além de que levava até 20 segundos para carregar cada imagem - frustrante!

Com cópia impressa, certifique-se de ter utilizar um serviço de impressão de qualidade para mostrar o melhor do seu trabalho.

  • Não tente ser divertido

Mantenha o seu foco. Para ajudar a estruturar sua resposta, use a seguinte fórmula:

  • Apresentação
  • Valor da obra
  • Prazo
  • Etapas concluídas
  • Quem trabalhou com você neste projeto
  • Como a imagem foi feita

Minha dica número um é praticar a apresentação de seu portfólio com amigos, tanto os que trabalham na mesma área quanto os que não! Também procure treinar a apresentação de seu portfólio de cabeça para baixo, como você provavelmente deverá apresentar em uma entrevista. 

Preste atenção nos comentários do entrevistador para compreender onde está o foco dele - isso dá uma idéia de qual é o interesse deles em você e no seu trabalho.

Exemplo de portfólio que demonstra o processo de modelagem paramétrica. Exemplo fornecido por Muhammad H. com sua total permissão para ilustrar este artigo. Não reproduza sem permissão.

  • Linguagem corporal

Há dezenas de artigos na Forbes, Business Insider, e muitos outros sites sobre linguagem corporal em entrevistas - e há uma boa razão para isso - mesmo que seu portfólio possa ser incrível, o entrevistador estará pensando:

Será que eu posso apresentar esta pessoa para meus clientes?

Eu já vi candidatos sentados sem postura nenhuma, que mal fazem contato visual ou de braços cruzados -  muitas vezes isso se deve ao nervosismo e não necessariamente sejam conscientes de que possam estar passando mensagens negativas á respeito de si mesmos.

O portfólio pode ser fascinante, podem ser pessoas incrivelmente apaixonadas pelo que fazem, e seriam um trunfo para qualquer empresa, mas sua linguagem corporal pode se tornar a sua maior barreira.

Então, para evitar uma má impressão á respeito de sua linguagem corporal, aqui estão as minhas três principais dicas:

  • Sente-se corretamente – pense que sua espinha está presa a uma corda e alguém está puxando ela para cima. Levante-se.
  • Mantenha contato visual - olhar para baixo em sua entrevista não é nada bom, mas olhe para eles quando estiverem fazendo uma pergunta. Se você precisa focar em outra coisa para pensar, está tudo bem! Mas retribua o olhar no início e no fim de sua resposta.
  • Sorriaas endorfinas são liberadas quando você sorri, o que ajudará a diminuir seu nível de stress, relaxando e melhor ainda: você poderá em breve estar trabalhando com o seu entrevistador, então anime-se!

E é isso mesmo - mantenha a simplicidade, a legibilidade, a acessibilidade e a cordialidade quando for desenvolver e apresentar seu portfólio, e seja sempre honesto quanto a autoria dos trabalhos que você está apresentando.

Sobre este autor
Cita: Gleeson, Stephanie. "Dicas de portfólio para arquitetos e designers de interiores" 19 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881643/dicas-de-portfolio-para-arquitetos-e-designers-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.