Palestra de Xavier Vendrell do Rural Studio

A Escola da Cidade recebeu o arquiteto catalão Xavier Vendrell para uma aula sobre as práticas pedagógicas e as realizações do Rural Studio, escritório piloto de concepção-construção, integrante da Faculdade de Arquitetura, Design e Construção da Universidade de Auburn, do Alabama (EUA).

O curso de pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, da Escola da Cidade, promoveu no dia 21 de junho, aula aberta com o arquiteto Xavier Vendrell, um dos diretores do Rural Studio, escritório piloto de concepção-construção, integrante da Faculdade de Arquitetura, Design e Construção da Universidade de Auburn, do Alabama (EUA). A aula, que irá discutir as práticas pedagógicas e as realizações do Rural Studio, aconteceu na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB – SP).

Criado em 1993 por D.K. Ruth e Samuel Mockbee, o Rural Studio oferece aos estudantes de arquitetura uma experiência educacional prática, e atende a população carente da região do Black Belt, no oeste do Alabama. Nos seus primeiros anos, se tornou conhecido por estabelecer um novo paradigma para reciclagem, reutilização e reminiscências na arquitetura. Após a morte de Samuel Mockbee, nos anos 2000, Andrew Freear o sucedeu como diretor e, desde então, o Rural Studio expandiu o alcance e a complexidade de seus projetos, concentrando-se principalmente no trabalho orientado para comunidades.

O programa evoluiu e os projetos se tornaram esforços plurianuais e multi-fase, distribuídos por diferentes municípios. Os alunos trabalham dentro da comunidade para definir soluções, angariar fundos, projetar e, em última análise, construir projetos notáveis. O Rural Studio sempre questiona o que deve ser construído, e não o que pode ser construído, tanto no que diz respeito ao desempenho quanto para a operação dos projetos – e ao todo já construiu mais de 170 projetos e educou mais de 800 ‘Arquitetos Cidadãos’.

“A vinda do Rural Studio para a Escola da Cidade reforça o nosso interesse em conhecer e desenvolver ateliês de projeto com enfoque na construção e na produção coletiva do espaço urbano. A experiência do Rural Studio é pioneira neste sentido, e sua apresentação no âmbito do curso de pós-graduação, voltado à formação de professores em arquitetura e urbanismo é aguardada com ansiedade”, comentam as arquitetas e coordenadoras da pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, Cristiane Muniz e Maira Rios.

Via Escola da Cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Palestra de Xavier Vendrell do Rural Studio" 01 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880602/palestra-de-xavier-vendrell-do-rural-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.